Greve do Sinasefe atinge 200 campi no país SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 264 Visualizações

Entidade foi recebida nesta quarta pelo ministro da Educação

Alt da imagem
Servidores do Sinasefe participaram de marcha em Brasília

Após 24 dias em greve, com o movimento que já levou 200 campi a paralisarem em todo o país, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) finalmente conseguiu ser recebido nesta quarta, 24, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

O Sinasefe enumerou, durante a audiência, os motivos que levaram a categoria à greve, com a distribuição da pauta aos presentes e a apresentação do quadro de greve. O ministro demonstrou vontade em negociar, mas pontuou que não caberia ao MEC a negociação sobre a parte financeira da pauta. Ele afirmou que qualquer questão que tenha relação direta com o orçamento de 2012 deve ser tratada em mesa com o ministério do Planejamento. Pontuou, inclusive, que a questão orçamentária precisaria ser definida até o final desse mês.

Foi cobrado por parte das lideranças grevistas uma proposta oficial por parte do governo. Sobre a pauta financeira, o ministro se comprometeu a fazer a interlocução com o ministério do Planejamento, promovendo uma audiência da Central que representa o Sinasefe – CSP Conlutas- com aquele ministério, para que o governo apresente a proposta para a Carreira dos Docentes. Os sindicalistas enfatizaram ainda que reivindicavam a apresentação de uma proposta para os técnico-administrativos em educação e que qualquer negociação com o Sinasefe deve atender aos dois segmentos.

Ao final da reunião, o sindicato conseguiu estabelecer um calendário mínimo para a continuidade das negociações com o MEC, em resposta às indagações e questionamentos apresentados durante a audiência. Esse calendário está constituído inicialmente de duas reuniões: a primeira ocorreria nesta quinta, 25, como reunião intermediária e preparatória, onde seriam apresentadas as questões tecnicamente para o Secretário da SETEC; e a segunda reunião ficou agendada para a próxima semana, onde haverá uma interlocução e negociação diretamente com o ministro Fernando Haddad. A audiência deverá ser realizada na segunda, 29, ou na terça, 30.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do site do Sinasefe
Foto: Site do Sinasefe
Assessoria de Impr. da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias