Britânicos e italianos contra cortes sociais SVG: calendario Publicada em 22/10/12 16h18m
SVG: atualizacao Atualizada em 22/10/12 16h27m
SVG: views 126 Visualizações

Crise econômica se reflete nas prioridades do governo brasileiro

Alt da imagem
Britânicos protestaram contra políticas de arrocho cometidas pelo governo

No último sábado, 20, as ruas de Londres e Roma receberam milhares de manifestantes, que protestavam contra as medidas de austeridade empreendidas pelos sucessivos governos. A justificativa para os cortes nas áreas sociais, como saúde e previdência, é a de é necessário conter a crise econômica que assola a Europa. As políticas de austeridade comandadas pelo Banco Central Europeu (BCE) e FMI a partir da crise econômica também têm identidade com a realidade atual do Brasil.

“As prioridades do governo brasileiro, como bem demonstrada na peça orçamentária, são o pagamento de juros aos bancos e não os investimentos nas áreas sociais. A própria intransigência do governo com os servidores públicos em greve mostrou que a crise econômica está presente e com força no país”, destaca o presidente da SEDUFSM e diretor do ANDES-SN, professor Rondon de Castro.

Durante a manifestação do último sábado, lideranças sindicais e militantes de esquerda, questionaram as políticas que vêm sendo implementadas no continente europeu. Para líderes como Brendan Barber, líder do Congresso de Sindicatos, o plano do governo britânico fracassou, prolongando, ainda mais, a recessão. “A austeridade não está funcionando. Está afetando os mais pobres e mais vulneráveis”, disse.

Em Londres, na última sexta, 19, um importante membro do governo do primeiro-ministro David Cameron renunciou após ser acusado de xingar um policial de “plebe”, o que se configura como um grande insulto classista. Ironizando a postura do governante, os manifestantes erguiam faixas que diziam “Sem corte” e “Plebe do mundo, uni-vos!”.

Itália

Protestos contra cortes de gastos também aconteceram em Roma, na Itália. Os manifestantes lotaram as ruas e raclamaram contra o crescente corte de postos de trabalho e o fechamento de fábricas. Durante o ato, pediam ao 1º ministro, Mario Monti, que se esforce mais para auxiliar os trabalhadores, que, há um ano, estão sendo negativamente afetados pela recessão.

Na Itália, o desemprego atingiu seu nível mais elevado desde que os registros mensais começaram a ser feitos, em 2004. O ponto de encontro foi a Basílica de São João, onde se liam faixas como “Vá embora, Monti”.

Fonte e foto: Vermelho
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias