Governo recua na proposta a docentes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 27/08/11 12h49m
SVG: views 254 Visualizações

Planejamento diz que foi “mal interpretado” pelas entidades

Alt da imagem

O governo federal recuou na proposta salarial aos docentes, gerando indignação e um impasse que, ainda não se sabe se poderá ser resolvido amanhã (sexta). Depois de criar expectativas em relação à proposta apresentada sexta passada, na reunião marcada para a tarde de hoje, o secretário de relações sindicais do ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, apresentou como verdadeira uma informação que circulava desde ontem, em Brasília, através de correspondência enviada ao Ministério da Educação, segundo a qual, a proposta oficial não incluía a incidência do índice de 4% de reajuste sobre a Retribuição por Titulação (RT).

O interlocutor do governo afirmou que as entidades haviam entendido mal (“interpretação equivocada”) a proposta e que não havia sido dito que os 4% seriam calculados em cima da RT. Esse não entendimento foi negado tanto pelo ANDES- Sindicato Nacional dos Docentes como pelos membros do Fórum de Professores (Proifes). Após a decepcionante reunião, cada uma das entidades se retirou para encontros específicos com o objetivo de avaliar essa atitude considerada despropositada dos interlocutores do governo.

Para a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto, o que aconteceu nesta tarde foi lamentável. “O governo mentiu e falseou as negociações, pressionando a conclusão dos trabalhos (justificando para isso os prazos da LDO) e dando um golpe na última hora, esperando que o dado passasse despercebido”. Através da intervenção da secretaria de Ensino Superior do MEC, foi marcada uma nova reunião para esta sexta (14h), no ministério do Planejamento, cujo objetivo é solucionar o impasse.

Texto: Fritz R. Nunes com informações de Rondon de Castro
Foto: ANDES-SN
Assessoria de Impr. da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias