CSP-Conlutas debate os desafios da conjuntura SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/10/12 17h19m
SVG: views 106 Visualizações

Greve dos servidores na pauta, informa ANDES-SN

Alt da imagem
Josemilton Costa, da Condsef, participará de debate em evento da CSP-Conlutas

Durante o encontro da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, que ocorre de 26 a 28 de outubro, em São Paulo, a Central irá aprofundar a discussão sobre a conjuntura e os desafios da classe trabalhadora para o próximo período.

Entram na discussão temas como o Acordo Coletivo Especial (ACE), a regulamentação do direito de greve no funcionalismo público e a Reforma da Previdência. A resistência dos trabalhadores no enfretamento desses ataques e a criminalização de suas lutas também serão debatidos.

De acordo com o professor Paulo Rizzo, 2º secretário e encarregado de Políticas Sindicais do ANDES-SN, na última reunião da Coordenação Nacional, em julho deste ano, a greve dos servidores públicos federais e dos docentes das Instituições Federais de Ensino foi o centro do debate.

“Na oportunidade, aprovamos uma série de iniciativas importantes como as marchas unificadas em Brasília e também traçamos estratégias para as campanhas salariais do segundo semestre, algumas que já ocorreram inclusive, como a dos Bancários e dos Correios”, conta Rizzo.

Segundo o diretor do ANDES-SN, no encontro deste final de semana será possível fazer um balanço dessas atividades e preparar as ações para o próximo período. “Essa reunião é muito importante para organizarmos a resistência frente a um conjunto de contra-reformas em curso, que atacam o direito de greve e de organização sindical da classe trabalhadora”, ressalta.

Rizzo destaca, por exemplo, o anteprojeto apresentado pela CUT, que propõe o Acordo Coletivo Especial, uma clara tentativa de flexibilizar os direitos dos trabalhadores. “Já temos uma campanha em curso e marcamos um ato no Senado Federal, no dia 28 de novembro. Na reunião da Coordenação aprofundaremos a discussão sobre a campanha contra o ACE e prepararemos nossa participação na atividade em Brasília”, conta.

Programação

Na sexta (26), pela manhã, a mesa de debate será sobre esses temas. Foram convidados e já confirmara presença como expositores, o membro da Secretaria Geral da Condsef, Josemilton Costa, o membro da Secretaria de Organização da Fenasps, José Manoel de Campos Ferreira, e a presidente do Cpers/Sindicato, Rejane S. de Oliveira.

À tarde, haverá o informe internacional cujos temas serão o Encontro Internacional que ocorre na Europa em 2013 e a mobilizações que ocorrem em diversos países em decorrência da crise e seu agravamento. Ao final, será apresenta uma resolução sobre o tema.

No sábado (27), pela manhã, entram em pauta a discussão o balanço das campanhas salariais e as que ainda estão em curso. Logo após o debate, haverá pausa para o almoço e a mesa volta recomposta pelo Movimento Popular, Urbano e Rural. Na ocasião, será traçado um panorama sobre os movimentos que se organizam na CSP-Conlutas e suas tarefas na perspectiva de consolidar a Central como sindical e popular.

Serão pautadas as lutas do movimento pelo Brasil e apresentada as diferentes formas de organização do movimento no campo e na cidade. A atuação do movimento popular nas favelas, a organização de espaços de culturais nesses locais para disputar a consciência dos moradores e as lutas da juventude das periferias, também serão discutidos.
Ao final do dia, os setoriais da CSP-Conlutas se reúnem para discussão das pautas especificas de cada categoria. Uma novidade desta coordenação é a formação do Setorial da Cultura, por iniciativa do Coletivo de Artistas Socialistas (CAS).

No domingo (28), último dia de coordenação serão apresentados os informes dos setoriais, as moções e as resoluções para irem a voto. Será discutida também a recomposição da Secretaria Executiva Nacional (SEM) junto aos movimentos populares filiados à Central, com a perspectiva de recompor as três vagas remanescentes na SEN. A CSP-Conlutas está convocando todas as suas entidades filiadas para esta Coordenação Nacional que deverá preparar a Central e entidades filiadas para os próximos desafios.

Fonte: ANDES-SN e CSP-Conlutas
Foto: franciscoevangelista.com
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias