Temporal em Frederico: docentes do Cesnors reclamam SVG: calendario Publicada em 23/10/12 18h31m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/10/12 18h51m
SVG: views 510 Visualizações

Direção da UFSM diz que suporte já está em andamento

Alt da imagem
Várias estufas foram foram destruídas

A noite de sexta-feira, 19, foi de preocupação e trabalho para professores, funcionários e estudantes da UFSM em Frederico Westphalen, no campus do Cesnors. Isso porque um temporal com ventos de mais de 100 km por hora causaram graves prejuízos, destelhando prédios e destruindo estufas com experimentos de cursos das rurais. Alguns equipamentos como computadores também teriam estragado após o destelhamento.

Através das redes sociais ou mesmo por e-mail ao sindicato, docentes do Cesnors reclamaram da morosidade em resolver o problema. Já no campus de Santa Maria, o pró-reitor de Infraestrutura, professor engenheiro Valmir Brondani, informou que as providências necessárias já foram tomadas. Segundo ele, em função de ter sido uma calamidade, a universidade orientou pela dispensa de licitação e uma empresa da região de Frederico já foi acionada para iniciar o reparo dos estragos. Brondani ressalta que o trabalho da empresa será acompanhado por uma equipe de engenheiros e arquitetos da UFSM sede. Professores do Cesnors, porém, reclamam que problemas na estrutura de alguns prédios  já estariam ocorrendo antes mesmo do temporal. 

Notícia de jornal

O jornal “Alto Uruguai” noticiou no dia 21 de outubro que “seis blocos, com salas de aula e laboratórios, foram danificados (pelo temporal), sendo que três deles com mais gravidade”. Diz ainda matéria do periódico que “em alguns blocos houve destelhamentos. Seis estufas, que continham estudos em andamento, também foram atingidas, três delas foram destruídas. Janelas da biblioteca foram quebradas e alguns computadores queimaram. Professores, alunos e funcionários trabalharam durante a noite (de sexta) para cobrir com lonas os blocos e salvar o que não havia sido danificado”.

Ainda conforme a publicação, “o temporal também atingiu o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen. Árvores foram arrancadas e uma das estruturas destinada à criação de gado foi destelhada. Destelhamento que também ocorreu em um dos alojamentos de estudantes, que por contar com outra laje de proteção não foi afetado e segue sendo utilizado pelos alunos internos do CAFW”.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do jornal “O Alto Uruguai”
Fotos: Facebook e “O Alto Uruguai”
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias