Associação Nacional de Pós-graduandos pede mobilização SVG: calendario Publicada em 24/10/12 16h42m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/10/12 16h49m
SVG: views 342 Visualizações

ANPG reivindica reajuste em valor das bolsas e projeto de lei

Alt da imagem
Cartaz da campanha nacional de mobilização da ANPG

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) está convocando os pós-graduandos de todo o país para uma nova Semana Nacional de Mobilização por uma política permanente de valorização e pelo reajuste de 40% nas bolsas de pesquisa que será realizada de 5 a 11 de novembro. Tendo como pauta central a elaboração do projeto de lei dos pós-graduandos, as atividades da semana acontecerão de forma descentralizada, em que cada Associação de Pós-Graduandos (APG), Comissão Pró-APG ou grupo de pós-graduandos é convidado a organizar ações que mobilizem sua cidade e universidade.

Apesar de considerar a manutenção da bandeira do reajuste imediato, a ANPG destaca a formulação do projeto e solicita que, para além de atividades de rua, as APG’s e pós-graduandos organizem-se e debatam o conteúdo do mesmo no sentido de contribuir para a opinião da entidade acerca do mecanismo a ser proposto. O destaque para um projeto de lei sinaliza, conforme a Associação, em um amadurecimento da campanha de bolsas da ANPG no sentido de lutar pela garantia de um mecanismo permanente de valorização.

Na avaliação do presidente da SEDUFSM e diretor do ANDES-SN, professor Rondon de Castro, a campanha da ANPG precisa ser maximizada. “O governo tem que deixar de priorizar o pagamento da dívida pública aos banqueiros e valorizar a universidade, os recursos para a pesquisa e os alunos-pesquisadores, já que muitos deles precisam das bolsas para se manter estudando”, ressalta ele.

Memória

Há dois anos os pós-graduandos do País vêm pautando a importância da valorização das bolsas de pesquisa em um país que almeja uma posição de maior destaque na geopolítica mundial. A produção de pesquisas conectadas com as grandes questões nacionais e ao mesmo tempo livres, criativas, inovadoras, depende de investimento material e valorização social.

Foram mais de quatro anos desde que o governo federal efetivou o último aumento nas bolsas. O reajuste de 40% reivindicados pelos estudantes foi calculado com base no período de contingenciamento e inflação acumulada.

Neste período, a ANPG protagonizou diversas atividades e campanhas, angariando algumas conquistas. A Campanha de Bolsa, que convocou a paralisação da pós-graduação no Brasil em Março de 2011, repercutiu positivamente, e estudantes de norte a sul do Brasil entraram na onda #minhabolsanaoaumentou, impulsionado o anúncio em maio deste ano, na cena do Congresso da ANPG do reajuste de 20% nas bolsas de pesquisa, sendo 10% implementados a partir de agosto e 10% a ser implementados no início de 2013. Todavia, a mobilização perdura, uma vez que não temos garantido um mecanismo permanente de reajuste.

Agora, a ANPG propõe a um novo momento de sua campanha de bolsas em que, indo além da bandeira de 40% de reajuste imediato, é necessária a conquista de um mecanismo perene de reajuste. Para tanto, a Associação convocou os pós-graduandos brasileiros a aderirem à campanha pelo PL dos pós-graduandos e auxiliarem a ANPG na construção desta proposta.

Fonte e ilustração: ANPG
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias