Governo quer coibir “excesso” de sindicatos SVG: calendario Publicada em 31/10/12 15h50m
SVG: atualizacao Atualizada em 31/10/12 15h54m
SVG: views 176 Visualizações

Entidades veem com certo temor a ação do MTE

Alt da imagem
Messias Melo, do MTE, diz que governo quer regras mais claras no meio sindical

O governo quer fechar o cerco contra a criação e o fracionamento indiscriminado de sindicatos no Brasil. Nos próximos dias, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicará portaria com regras mais rígidas para a formação de entidades que representam trabalhadores e empregadores. "Houve um volume muito grande de denúncias no ano passado. A nossa ideia é deixar as regras mais claras", disse o secretário de relações do trabalho do MTE, Messias Melo.

A ideia do governo em interferir nesse processo vem desde o momento em que assumiu a pasta do Trabalho o ministro Brizola Neto, no início deste ano. Naquela oportunidade, o dirigente da CSP Conlutas, Zé Maria de Almeida, criticou a excessiva interferência do governo nas questões sindicais. Para o presidente da SEDUFSM e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, essa ação do governo é perigosa. “Em 2008, por questões burocráticas, o ANDES-SN e as seções sindicais passaram por enormes dificuldades financeiras. Agora, com o discurso moralizante, o governo novamente começa a intervir no meio sindical. Quem garante que o objetivo não é facilitar a vida dos ‘sindicatos amigos’”, questiona Rondon.

O objetivo que moveria o MTE seria o de ampliar as exigências para a liberação de registros sindicais, como participação mínima de trabalhadores em assembleia de criação de associações e provas de que os fundadores têm origem na categoria que querem representar. A cobrança de contribuição não mudará.

“Se de um lado, o governo quer evitar a existência de sindicatos em excesso, por outro, como se viu na recente greve dos professores federais, preferiu valorizar entidades pouco representativas, como o Proifes, criada sobre o beneplácito de lideranças petistas, e desconsiderar a atuação de entidades com densidade história, política e sindical, como foi o caso do ANDES-SN, do Sinasefe e da própria Condsef. Isso tudo comprova que há um jogo de bastidores nessa tentativa de regulamentar com maior zelo os sindicatos”, alerta Rondon.

Legitimidade e representatividade

A ideia do governo quer barrar também o desmembramento das associações existentes, que se tornam menos representativas, diminuem a possibilidade de entendimento entre as partes e podem ter tarefas sobrepostas em alguns casos. "Sindicato existe para contratar direitos, definir as regras. É importante que seja legítimo, que seja representativo. Vamos criar procedimentos para evitar o fracionamento de sindicatos", disse o secretário.

A determinação de organizar as entidades representativas patronais e laborais veio direto do Palácio do Planalto. "O ministro Carlos Brizola Neto (que tomou posse em maio) veio para o ministério com essa tarefa", afirmou Melo.

Há no País hoje, conforme dados do ministério, 14.739 sindicatos de empregadores e trabalhadores, 520 federações e 39 confederações, além das centrais sindicais. Segundo Melo, não é possível avaliar se os números são exagerados, pois o Brasil é um país continental e seus similares em tamanho apresentam uma organização de trabalho muito diferente, como China, Índia, Rússia e mesmo Estados Unidos.


Fonte: Estadão
Foto:CNM CUT
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias