Educadores e estudantes se unem em protesto nesta quarta SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 13/11/12 16h11m
SVG: views 392 Visualizações

Manifestação ocorre em Porto Alegre e foi chamada pelo CPERS

Alt da imagem
No dia 1º de novembro, funcionários reclamaram cumprimento do piso salarial

Educadores ligados aos núcleos de Porto Alegre do CPERS/Sindicato e estudantes realizam manifestação nesta quarta, 14, na capital, para protestar contra o que consideram um desrespeito do governo Tarso para com estudantes, professores e o próprio processo pedagógico.

O governo estadual criou, conforme o sindicato, sem necessidade, um caos no final do ano letivo nas escolas da rede estadual ao substituir professores contratados por nomeados. A manifestação cobrará mais respeito por parte do governo para com a comunidade escolar gaúcha.

Para o presidente da SEDUFSM e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, a postura do governo petista é decepcionante, pois durante a campanha política, o então candidato, Tarso Genro, afirmou que seu governo seria muito diferente do de Yeda Crusius (PSDB). “Agora, assim como no governo do PSDB, Tarso não paga efetivamente o piso nacional, recorreu contra o índice que reajusta o piso, exatamente como queria Yeda (Crusius), e não dialoga com os educadores, tomando medidas de cima para baixo. Seja aqui no Rio Grande do Sul ou em Brasília, a postura dos petistas é coerente, ao maltratar os professores”, finaliza Rondon.

Educadores ligados ao 38º Núcleo se concentrarão nas imediações do Instituto de Educação, em Porto Alegre. Já os vinculados ao 39º Núcleo se concentrarão em frente ao Colégio Júlio de Castilhos. Em caminhada, a partir das 9 horas, professores e estudantes se deslocarão desde os locais de concentração até a Praça Argentina, e na sequência até a Praça da Matriz.

Privatização da previdência

Assim como o governo federal, no RS, o governo de Tarso Genro, também do PT, poderá recorrer à criação de um Fundo de Previdência para os servidores públicos, ou seja, a privatização parte do sistema de previdência do funcionalismo. A notícia começou a circulou nos jornais nesta terça, após a decisão do Tribunal de Justiça (TJ), que nesta segunda, 12, concedeu liminar suspendendo a elevação da contribuição previdenciária dos servidores do Estado, de 11% para 13,25%. Na votação, foram 14 votos a favor da concessão da liminar e 11 contrários. O pedido de liminar foi feito pela União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública.

Fonte e foto: Cpers Sindicato
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias