Ex-ministra de FHC convidada para atuar no MEC SVG: calendario Publicada em 20/11/12 17h35m
SVG: atualizacao Atualizada em 20/11/12 18h00m
SVG: views 1125 Visualizações

Claudia Costin já comandou a pasta da Reforma do Estado

Alt da imagem
Claudia Costin, secretária de Educação do prefeito Eduardo Paes, no Rio de Janeiro

Para aqueles que acusam os governos petistas de guardarem semelhanças em suas políticas com as que foram desenvolvidas na gestão dos tucanos (1995 a 2002), o ministro da Educação, Alozio Mercadante, acaba de por mais lenha na fogueira. Após o recente pedido de demissão do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, o atual ministro convidou Claudia Costin, atual secretária de Educação da cidade do Rio, para ocupar a vaga. O convite, na verdade, segundo especula a imprensa do centro do país, seria um pedido da própria presidente Dilma Rousseff.

Contudo, um detalhe na biografia de Claudia Costin chama a atenção: o seu estreito vínculo com governos do PSDB. Se atualmente, ela ocupava função no governo de Eduardo Paes, do PMDB, que é apoiado pelo PT, ela foi ministra da Administração e Reforma do Estado (Mare) do governo FHC, entre 1998 e 1999. Paulistana, Costin é mestre em Economia e doutora em Administração Pública, tendo atuado como professora na PUC e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela também já dirigiu a Fundação Victor Civita, do grupo Abril, responsável pela publicação da revista Veja e atuou como gerente de políticas públicas do Banco Mundial.

Para o presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, a iniciativa do governo não surpreende. “Depois que o Lula nomeou um tucano (Henrique Meirelles) para dirigir o Banco Central, e impôs, goela abaixo, a privatização dos hospitais universitários, é coerente chamar alguém que tenha atuado na reforma do estado do Fernando Henrique para o ministério”, assinala o sindicalista. Rondon finaliza com uma pergunta: “Mudou Claudia Costin, renunciando ao credo neoliberal, ou mudou o PT?”.

Por sua vez, César Callegari alegou razões pessoais e familiares para deixar a função e voltar para São Paulo, onde morava antes de se mudar para Brasília. O sociólogo foi a primeira mudança feita por Aloizio Mercadante na equipe deixada pelo ex-ministro Fernando Haddad. Callegari foi secretário municipal de educação de Taboão da Serra (SP) e duas vezes presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Fonte: IG e google
Foto: Último Segundo/IG
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias