Reitores pedem mais recursos SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 22/11/12 19h02m
SVG: views 427 Visualizações

Andifes quer ampliar verba à assistência estudantil

Alt da imagem
Associação dos reitores usa implementação das cotas para justificar mais recursos à assistência estudantil

Apesar de muitas vezes fazerem o discurso de que está tudo bem, de que não faltam recursos, os reitores das universidades federais estão preocupados com a escassez de verba em algumas áreas, especialmente a partir da ampliação das cotas. Na semana que passou, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apresentou à Comissão de Educação e Cultura (CEC) o pedido de emenda à Lei Orçamentária Anual de 2013, no valor de R$ 500 milhões. A verba seria destinada ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Conforme a nota divulgada pela entidade, a destinação dessa emenda teria apoio do MEC.

No ofício encaminhado ao presidente da comissão, deputado Newton Lima Neto, a Andifes justifica o pedido com o fato de que os recursos alocados para o PNAES em 2013 são insuficientes, havendo necessidade de complementação por intermédio da emenda. O argumento espera convencer a CEC, que nos últimos anos tem dado aval aos pedidos de emenda da Andifes em prol do ensino superior.

O apoio à emenda também foi defendido pelo ministro da educação durante sua participação na reunião da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Mercadante disse que a prioridade das emendas para a educação deve ser dada à assistência estudantil, já que a nova lei de cotas exige mais recursos para garantir a permanência dos alunos nas Universidades Federais.

Caso a emenda seja aprovada e liberada, o dinheiro será investido em políticas de assistência estudantil em todas as universidades públicas do Brasil. A verba será usada para garantir apoio psicológico, moradia, alimentação, transporte e saúde aos estudantes hiposuficientes economicamente, o que assegurará a permanência e o bom desempenho destes discentes.

Fonte e foto: Andifes
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias