Clara Nunes ocupa a praça nesta quinta-feira SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 27/11/12 15h33m
SVG: views 2379 Visualizações

Tributo à “guerreira” marca os 23 anos da Sedufsm

Alt da imagem
Clara Nunes: o canto e a dança unindo um país mestiço, sem preconceitos

“Fez uma carreira breve, mas muito intensa”. A declaração de Pedro Brum Santos, professor do curso de Letras da UFSM e diretor do Centro de Artes e Letras (CAL), refere-se à intérprete Clara Nunes, homenageada pela Sedufsm no mês de aniversário da entidade (23 anos completados dia 7) e que marca também a luta em favor da Consciência Negra (20 de novembro). O show em tributo à cantora, que terá Daiane Diniz, Marilia Reck, Gisele Guimarães, juntamente com as participações especiais de Paola Matos e Tiane Tambara, acontece às 19h desta quinta, 29, na Praça Saldanha Marinho. A produção é de Janu Uberti.

Se fosse viva, ela teria completado, em 12 de agosto deste ano, 70 anos. Mineira nascida no distrito de Cedro (posteriormente elevado à cidade com o nome de Caetanópolis) faleceu em dois de abril de 1983 em decorrência de complicações após uma cirurgia de varizes. Sua morte gerou comoção tão grande quanto a de Elis Regina, falecida um ano antes.

Inicialmente cantora de boleros e sambas-canções, sempre cultivou apreço pelo samba e, tanto persistiu na tentativa de interpretar esse estilo musical que, em 1971, tornou-se conhecida em todo país através da música ‘Ê Baiana’, firmando-se como a maior sambista do Brasil durante o restante da década de 70. Discos como “Claridade” (1975), “Canto das Três Raças” (1976), “Guerreira” (1978) e “Brasil Mestiço” (1980) tiveram mais de um milhão de cópias vendidas. Mas, para além de marcas que demonstram o sucesso de vendas que suas interpretações alcançaram, o legado de Clara Nunes encontra-se no cultivo aos gêneros genuinamente brasileiros, bem como à memória e tradição afro-brasileira.

Pedro Brum Santos avalia que a cantora foi da maior importância para a música popular brasileira, uma vez que resgatou raízes e recuperou ritmos e temas. “O show é uma excelente oportunidade de recuperar esse nome, que nem sempre tem sido tratado com tanta atenção, não na devida proporção que, de fato, ela teve. É importante que tenhamos isso muito presente e resgatemos para as novas gerações a importância que ela teve e o legado que deixou”, opina o docente.

Símbolo de um país

As marcas da “guerreira” Clara Nunes estarão presente nesta quinta à noite, na praça Saldanha Marinho. Conforme o produtor, Janu Uberti, Clara é uma “ícone da MPB, uma cantora que faz o entrelaçamento entre a cultura branca, negra e do índio. Uma mulher que rompeu preconceitos em relação à cor da pele, e em relação à religião.”

Para o presidente da Sedufsm, Rondon de Castro, a voz e a dança de Clara Nunes simbolizaram, em um período em que ainda vivíamos sob a ditadura militar, os gritos dos antigos escravizados, o ranger de dentes advindo do Quilombo dos Palmares. “Clara Nunes representa a alma deste país que até hoje ainda busca resgatar suas raízes, mestiças, e que durante muito tempo foi ignorado pela história oficial, branca e preconceituosa. Será um privilégio para o nosso sindicato colocar na rua esta mensagem”, destaca Rondon.

Memória

Em sua memória, no dia 11 de agosto desse ano foi inaugurado o Memorial Clara Nunes, em sua cidade natal, Caetanópolis. O acervo inclui mais de seis mil peças preservadas pela família da cantora. Ela ainda inspirou a criação da Associação Clara Nunes, uma Associação Não-Governamental (ONG) criada em 12 de agosto de 1999 com o intuito de promover a inclusão social na comunidade da Vila São Miguel, Morro da Polícia, no Bairro Partenon.

Texto: Bruna Homrich (estagiária) e Fritz Nunes (Jornalista)
Foto:folha.uol.com.br
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professor indica a leitura de “As Brasas”

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Cultura
Vitor Biasoli destaca atrativos da obra de Sándor Márai, resgatado como importante romancista europeu

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Veja todas as notícias