Hospital da UFJF decide adesão à Ebserh em plebiscito SVG: calendario Publicada em 29/11/12 15h49m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/11/12 15h53m
SVG: views 691 Visualizações

Consulta a servidores e discentes acontece segunda, 3

Alt da imagem
Hospital da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

De forma bastante democrática, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) será decidida através de um plebiscito, na próxima segunda, 3 de dezembro. A consulta aos docentes, servidores TAEs e discentes que atuam junto ao Hospital ocorrerá no horário das 6h30 às 20h na unidade Santa Catarina e das 7h às 17h na unidade Dom Bosco.

O plebiscito foi precedido por agendas de debates na instituição. Um desses debates aconteceu na última segunda, 26, e teve a presença da coordenadora da Fasubra, Janine Vieira Teixeira, e da professora da UFRJ, Sara Granemann. Para o Diretor Geral Geral do Hospital, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, os debates assumem grande importância por serem democráticos e enriquecedores para este momento vivenciado pela comunidade do HU/UFJF.

Janine Vieira, em sua apresentação, elogiou a iniciativa do HU da UFJF: “Gostaria de parabenizar a Direção, pois o debate não está sendo democrático em todos os lugares”. A iniciativa também é elogiada pelo presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro. Segundo ele, a ideia deveria ter sido copiada na UFSM, tanto pelo reitor como pela direção do Hospital Universitário. “Em 2011, o Conselho Universitário repudiou a criação da Ebserh para administrar os Hospitais Universitários. Este ano, por pressão da reitoria, o Conselho, com uma composição diferente da do ano passado, simplesmente reviu a posição anterior, de forma contraditória para a instituição”, frisa Rondon.

Durante exposição na segunda, na UFJF, a coordenadora da Fasubra, Janine Vieira, relembrou os passos do governo para criação da Ebserh e comentou questões como as repercussões da empresa na formação de profissional e no Sistema Único de Saúde (SUS); a relação da empresa com os trabalhadores no que diz respeito a admissões, demissões e jornada de trabalho e as terceirizações.

Já a professora da UFRJ, Sara Granemann, que desenvolve pesquisas sobre o Estado e as políticas sociais, concentrou sua exposição nas implicações econômicas da Ebserh. A professora também destacou a necessidade e importância dos debates, uma vez que se fala do maior complexo hospitalar das Américas.

O evento foi encerrado com um bloco de perguntas feitas pelos presentes e respondidas pelas palestrantes. O debate contou com a presença de diretores e funcionários do HU, além de representantes do Sindicato dos Professores de Ensino Superior (Apes), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O último debate previsto, antes do plebiscito, estava marcado para esta quinta, 29 de novembro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus da UFJF.

Manutenção do HU

Os debates naquela universidade têm como intuito esclarecer a comunidade sobre as implicações da pré-adesão ou não à Ebserh e se discutir sobre a possibilidade de manutenção do HU como Hospital de Ensino, Pesquisa e Assistência, referência na macrorregião, caso opte-se pela não adesão. Os mesmos buscam promover o voto consciente e foram sugeridos pela Comissão Eleitoral implantada no dia 2 de outubro. A comissão, formada por representantes dos docentes, discentes e técnicos administrativos em educação, tem como função organizar o plebiscito e manter transparência no processo.

Poderão participar do plebiscito, no dia 3, os docentes que exerçam atividades no HU; discentes regularmente matriculados no estágio obrigatório com carga horária na instituição; residentes e servidores técnicos administrativos em educação lotados no Hospital.

Fonte: Andifes
Foto:Google
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias