Sindicato pressiona deputados em relação ao PL 4368/12 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 03/12/12 17h07m
SVG: views 252 Visualizações

Professores querem evitar alteração da carreira sem debate

Alt da imagem
Audiência pública na Ctasp, em 20 de novembro, sobre o PL 4368/12

Seguindo sugestão do ANDES-SN, a Sedufsm estará usando diversos meios com o intuito de alertar os deputados federais, em especial os gaúchos, sobre os riscos para a carreira docente, caso o projeto de lei 4368/12 seja aprovado de forma acelerada, como pretende o governo. Por pressão do Executivo, o PL pode vir a ser votado na quarta, 5 de dezembro, na Comissão de Trabalho e Serviços Públicos (CTASP), e, posteriormente, ir direto a plenário, sem passar por análise de outras comissões da Câmara.

A iniciativa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM tem como objetivo enviar correspondência eletrônica aos mais de 500 deputados e, para a bancada gaúcha, através de telegramas, buscando sensibilizar os parlamentares sobre os prejuízos aos professores no caso de ser aprovado o PL 4368/12 sem que sejam incluídas as emendas que minimizam os danos. Também foi sugerido, através da Regional RS do ANDES-SN, que as demais seções sindicais do estado também possam realizar uma “chuva de e-mails” aos deputados.

Leia a seguir o texto encaminhado aos parlamentares por e-mail:

Dirigimo-nos mais uma vez aos senhores (a) com o objetivo de chamar a atenção para esse importante debate que se trava na Câmara dos Deputados, relacionado ao Projeto de Lei 4368/12, que além de tratar do futuro da carreira docente, diz respeito ao próprio futuro das Instituições federais de Ensino Superior deste país. O governo alega pressa e quer votação imediata do projeto na Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e, já na sequência, diretamente em plenário, sem necessidade de passar pelas demais comissões. Consideramos que, pela gravidade do teor do PL, era preciso que houvesse mais tempo para debatê-lo. A celeridade agora argumentada pelo Executivo não houve durante a suposta de mesa de negociação, iniciada em 2010, e que não teve maiores consequências.

Desde aquele ano, pelo menos, os representantes do ANDES-SN se sentavam com integrantes do governo para discutir uma reestruturação da carreira. O sentido protelatório das ações do governo Lula/Dilma acabou levando a uma das maiores greves na história do ensino federal. Mesmo que o ANDES- Sindicato Nacional dos Docentes tenha uma proposta de carreira, aprovada no 30º Congresso de Uberlândia, em fevereiro/2011, e protocolada junto ao MEC e ao Ministério do Planejamento, em momento algum o Executivo a levou em consideração. É preciso destacar que a proposta do sindicato foi construída com intensa participação da base da categoria docente. Nesta proposta, o que se busca não é inviável. O que se quer é que sejam oferecidas condições adequadas de trabalho, pois isso representa um elemento decisivo na construção de um projeto de universidade assentado na responsabilidade social da produção de conhecimento, com ensino, pesquisa e extensão indissociáveis.

No entanto, o que o governo apresentou, e encaminhou ao Congresso através do PL 43681/2, não significam apenas alterações na remuneração, mas sim uma profunda distorção na concepção da carreira do professor. O efeito prático da proposta do governo acaba por caracterizar a carreira por um reducionismo à lógica produtivista instrumental, predatória à construção da universidade pública que o futuro do Brasil exige, desconsiderando a concepção de ensino com qualidade socialmente referenciada. A função de ensino fica secundarizada nesta estrutura de hierarquização condicionada ao atendimento de metas de curto prazo, competitiva no pior sentido, pois estimula o segredo, o isolamento, a perspectiva privada, o que tem sido veementemente rejeitado pela categoria. Inverte o sentido da autonomia universitária ao fixar novas barreiras à progressão dos professores, remetendo a regulamentos futuros os critérios e procedimentos definidos de fora para dentro, de cima para baixo.

O que reivindicamos dos nossos representantes no parlamento é que reflitam sobre essas considerações e olhem com atenção para as emendas (quase 80) apresentadas, pois elas poderiam, se não anular totalmente os efeitos negativos da proposta contida no PL, ao menos serviriam para minimizar os problemas, reduzindo os danos.
Em anexo, encaminhamentos texto elaborado pelo ANDES-SN e que já havia sido apresentado aos membros da CTASP, na audiência pública de 20 de novembro
.”

Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Arquivo/SEDUFSM
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Considerados aos deputados sobre emendas ao PL 4368/12

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias