Governo federal não investiu o suficiente no Fundeb SVG: calendario Publicada em 14/12/12 11h43m
SVG: atualizacao Atualizada em 14/12/12 12h19m
SVG: views 212 Visualizações

Segundo a CNTE, déficit teria sido de R$10 bilhões

Alt da imagem

O déficit entre a previsão de investimento federal no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o que foi, de fato, investido em 2012, contabilizou cerca de R$10 bilhões de reais. O dado foi divulgado em nota elaborada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que denunciou o investimento insuficiente do governo e sua postura de não publicar os boletins mensais contendo a receita agregada do Fundeb (estado por estado).

A Sedufsm soma-se à CNTE na crítica à falta de atenção e transparência no que tange ao investimento mínimo destinado à educação básica. “A denúncia dessa entidade salienta uma postura omissa do governo federal frente à educação, nos seus mais variados níveis. Enquanto não valoriza professores da educação básica, reservando escassez de recursos para o Fundeb, o governo também não valoriza os docentes das Instituições Federais de Ensino (Ife). Maior prova disso foi a greve de mais de cem dias protagonizada pelos docentes federais, que reivindicavam plano de carreira e condições de trabalho. Os trabalhadores da educação, sendo essa básica, superior ou tecnológica, enfrentam um mal que provém da mesma raiz: o desleixo dos governantes”, diz o presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro.

A CNTE explicou que, quando começaram a apontar os primeiros efeitos da crise econômica mundial, em 2009, a previsão do valor mínimo do Fundeb reduziu de 19,23% para 7,86%. Ao longo daquele ano, os entes federados foram sendo informados da redução da receita e os ajustes nos dispêndios se efetuaram durante o próprio ano, o que levou o Governo Federal a liberar verba extra para compensar a desoneração do IPI que incide sobre o Fundo de Participação dos Municípios.

“Desde o primeiro semestre deste ano, as receitas efetivas do Fundeb não correspondem à previsão divulgada pela Portaria Interministerial nº 1.809, de 28 de dezembro de 2011, e mesmo assim o MEC e a Fazenda Federal não ajustaram o valor per capita do Fundeb, que serve de parâmetro para o investimento mínimo por aluno em cada etapa e modalidade da educação básica”, denuncia a nota. A entidade defende que a União deve cobrir a previsão de receita feita pela Secretaria do Tesouro Nacional, a fim de não obrigarem estados e municípios a arcarem com mais esse erro da União.

“A CNTE espera que o Governo Federal aja com rapidez e responsabilidade, no sentido de resguardar as expectativas de receitas de estados e municípios, neste ano de 2012 e em 2013, bem como para garantir a continuidade da política de valorização dos profissionais do magistério através do piso salarial profissional nacional instituído pela Lei 11.738, nos anos subsequentes. A CNTE aproveita a oportunidade para reiterar, publicamente, o pedido de audiência com a presidenta Dilma Rousseff, solicitada desde a sua posse, a fim de tratar sobre o Fundeb e o piso do magistério”, finaliza a entidade.

Fonte: ANDES-SN
Foto: janeayresouto.com.br
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Sedufsm)
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias