Democratização da comunicação em debate no ANDES SVG: calendario Publicada em 18/12/12 12h12m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/12/12 12h16m
SVG: views 222 Visualizações

Reunião do GTCA também fez encaminhamentos para 2013

Alt da imagem

Durante o último final de semana, dias 15 e 16, dirigentes e jornalistas das Seções Sindicais e do ANDES-SN acompanharam debates sobre novas estratégias de comunicação e democratização dos meios de comunicação social. As discussões, que integraram a reunião do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) do Sindicato Nacional, também permearam os desafios da entidade para o próximo ano e a necessidade de implementação do Plano Geral de Comunicação do ANDES. A Sedufsm esteve representada por seu presidente, Rondon de Castro, coordenador do Grupo de Trabalho.

Um dos expositores foi o jornalista e documentarista Chico Sant’Anna, que abordou o tema Mídia das Fontes, também desenvolvido em sua tese de doutorado. Explicando o que norteia a nova estratégia de comunicação, desenvolvida por instituições, ele diz que, agora, as fontes das notícias passam a produzir suas próprias mídias, falando, assim, diretamente à opinião pública, sem necessitar da mediação dos veículos de comunicação tradicionais. “A mídia das fontes não é só para divulgar o que as entidades fazem, mas também o olhar delas sobre o que está acontecendo no mundo. Além disso, possibilita gerar informação para as pessoas que não se identificam com a pauta da mídia tradicional”, ressaltou. Sant’Anna ainda ressaltou que veículos próprios de comunicação, como os desenvolvidos pelo ANDES e suas Seções Sindicais, possibilitam levar ao público externo a perspectiva de mundo das entidades, representando um novo patamar na democratização da comunicação.

Outro expositor foi o jornalista e diretor da Telesur, Beto Almeida, que adentrou um pouco mais profundamente na questão da democratização dos meios de comunicação, colocando-a na perspectiva da luta de classes. “É preciso democratizar os meios e acabar com os monopólios. Não pode haver democracia plena, se hoje os veículos de comunicação são instrumentos de desestabilização, a serviço do imperialismo norte-americano”, completou Almeida, reforçando a necessidade de uma divisão igualitária, a exemplo da Argentina, do espectro eletromagnético entre empresários, Estado e movimentos sociais.“A comunicação, tal como outros elementos como Educação e Saúde, não pode ser privada, essa é uma questão ideológica básica”, ressaltou. Almeida ainda citou exemplos de países na América Latina, como Venezuela, Cuba, Nicarágua e Bolívia, em que iniciativas de jornalismo público começam a ganhar atenção.

Encaminhamentos

Avaliando aimplementação do Plano Geral de Comunicação do ANDES-SN, os participantes da reunião consideraram que houve um avanço significativo em relação ao desenvolvimento do repositório, que servirá como espaço para concentração, consulta e distribuição dos materiais jornalísticos produzidos pelo Sindicato Nacional e Seções Sindicais.
Como encaminhamento do encontro foi definida a realização do 3º Encontro Nacional de Comunicação do ANDES-SN, precedido de encontros regionais. No evento, que deverá ocorrer no próximo ano, os participantes sugerem que haja uma oficina sobre o uso do repositório.

A importância do Sindicato Nacional na luta pela democratização da comunicação social também foi reconhecida pelos participantes, que apontaram perspectivas de atuação da entidade no sentido de fortalecer esse movimento.

Fonte e fotos: ANDES-SN
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias