Em reunião com o MEC, Andes-SN estabelece agenda de negociação SVG: calendario Publicada em 16/01/13 17h11m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/01/13 17h16m
SVG: views 164 Visualizações

Encontro com o ministro Aloízio Mercadante ocorreu na terça (15/1)

Alt da imagem
Carreira docente e condições de trabalho nas IFE foram pautas centrais da reunião entre Andes-SN e MEC

A presidente do Andes-SN, Marinalva Oliveira, e diretores do Sindicato Nacional se reuniram na tarde de terça-feira (15/1) com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para dar início ao diálogo entre a categoria e o MEC em 2013. No encontro, o ministro reconheceu a necessidade de estabelecer uma agenda de reuniões com a entidade para tratar da pauta apresentada pelo sindicato, que inclui demandas referentes à carreira docente e as condições de trabalho nas Instituições Federais de Ensino (IFE).

Na reunião, Marinalva apontou que a promulgação da Lei 12.772/2012 não encerrou a discussão da reestruturação da carreira docente e nem acabou com os diversos problemas nas instituições de ensino denunciados pelo movimento, muitos dos quais inclusive levaram à greve que durou mais de quatro meses em 2012. “Suspendemos a greve do ano passado, mas a categoria compreende que nenhum dos dois pontos centrais do movimento foi atendido. O fato de o ministro Mercadante assumir que precisa ter interlocução com o Andes-SN sobre essas questões mostra que o MEC reconhece a importância e a legitimidade do Sindicato Nacional e a força do movimento docente”.

Nessa linha, os diretores do Andes-SN presentes, Márcio Oliveira (Secretário Geral), Fausto Camargo Júnior (1º Tesoureiro) e Marina Barbosa (1ª Secretária) enfatizaram também que com a implementação da Lei que altera a carreira docente, os professores perceberão que muitos dos problemas permanecem. Além da carreira docente, foi apontada ainda a necessidade de discutir a agenda para concursos públicos, avaliação institucional, política de pesquisa nas IFE e a relação com as agências reguladoras (Capes e CNPq), infraestrutura nos Campi, biossegurança, gestão democrática, assédio moral e eleição para reitor, entre outros temas.

Em contrapartida, os representantes do MEC solicitaram ao Andes-SN que encaminhe documentos ao ministério com as problemáticas a serem debatidas na próxima reunião, que deve ocorrer em um prazo de 15 dias. Foi pedido também que o Sindicato Nacional apresente suas contribuições sobre os temas que estão sendo regulamentados com a Lei 12.772/12.

Na avaliação da presidente do Andes-SN a reunião foi positiva, pois permitirá a entidade ter uma agenda de reuniões com o MEC antes do 32º Congresso, que acontece de 04 e 09 de março no Rio de Janeiro, onde a categoria irá deliberar sobre o plano de lutas do sindicato para 2013. “Assim, poderemos avaliar como essas reuniões se desenvolverão até lá e informar a categoria, para termos melhores condições de deliberação”, explicou Marinalva.

Para o presidente da Sedufsm e diretor do Andes-SN, Rondon de Castro, essas audiências são mais do que necessárias, uma vez que a pauta e as reivindicações que motivaram a greve do ano passado não foram plenamente resolvidas.


Fonte: Andes-SN
Foto: Andes-SN
Edição: Ana Paula Nogueira – interina
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias