Cultura na Sedufsm retrata trajetória de Marighella SVG: calendario Publicada em 24/01/13 15h09m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/01/13 16h44m
SVG: views 257 Visualizações

Debate entre escritor e ex-militante da ALN acontece em fevereiro

Alt da imagem
Evento ocorre no dia 19 de fevereiro no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria

A vida, obra e militância do baiano Carlos Marighella compõem uma narrativa importante dentro da história do Brasil. Deputado federal, poeta e estrategista da guerrilha no país, entre as décadas de 30 e 60, teve sua trajetória marcada por prisões, resistência à tortura, assaltos a bancos, tiroteios e espionagem internacional durante os anos de chumbo. O protagonista da próxima edição do Cultura na Sedufsm, que ocorre em 19 de fevereiro, terá sua história desvelada por dois importantes painelistas: Mario Magalhães, autor do recente lançamento ‘Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo’ e Ana Maria Estevão, professora da Unifesp e ex-militante da ALN.

Líder da Ação Libertadora Nacional (ALN), Marighella era temido por sua valentia e coragem, sendo considerado o inimigo número 1 dos militares. Perseguido pelas forças de repressão nacional e monitorado tanto pela agência de inteligência americana CIA como pela russa KGB, foi um dos mais destacados revolucionários do século XX, tanto que os policiais o tratavam como o Che Guevara nacional. O saldo deixado pelo regime militar de 475 mortos, inclui Marighella, assassinado em 1969.

Essa história, retratada na obra de Magalhães - que já possui uma tiragem de 30 mil exemplares – poderá ser ouvida diretamente do autor, que dedicou nove anos do seu trabalho como jornalista ao resgate da trajetória de Carlos Marighella. Para constituir a obra de mais de 700 páginas, ele realizou uma investigação rigorosa com 256 pessoas entrevistadas.

Por sua vez, Ana Maria Estevão participou da história do país junto a Marighella, militando ao seu lado na luta armada. Atualmente, a pós-doutora pela universidade de Évora (Portugal) é professora adjunta no curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo.

O palco que deve reavivar essa história será o plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. O painel 'Marighella, o homem por trás das letras' será às 19h e tem entrada franca. A mediação é do jornalista e diretor da Sedufsm, Humberto Gabbi Zanatta.
 

Texto: Ana Paula Nogueira – interina
*Com informações de Isto É e a obra ‘Marighella – o guerrilheiro que incendiou o mundo’
Foto: cartaz de divulgação do evento – J.Adams
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias