Cursos da Ufsm se preparam para acolher estudantes SVG: calendario Publicada em 01/02/13 12h11m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 347 Visualizações

Profissionais da saúde instruirão servidores a receber alunos

Alt da imagem

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, vitimou estudantes de todos os centros da Ufsm, de modo que agora a instituição elabora ações de acolhimento aos alunos, professores e técnico-administrativos em educação (TAEs) que, se não sofreram perdas diretas, sentem o impacto da dor que envolve o luto, dessa vez de caráter coletivo. O Centro de Ciências Rurais (CCR) figura como a unidade que mais perdeu estudantes, num total de 64, entre os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia em Alimentos, Zootecnia, Engenharia Florestal e Mestrado em Agronomia.

Segundo informações da administração do centro, nesta quinta-feira, 31, uma equipe de psicólogos e assistentes sociais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) realizou palestra para docentes e demais profissionais que entrarão em contato tanto com estudantes quanto com pais que, numa tentativa de sentirem-se mais próximos dos filhos perdidos, podem ir até o local onde esses estudavam, percorrer trajetos que esses percorriam ou buscar pertences pessoais. Esse tipo de conduta é comum em situações de perda. Já na segunda-feira, 4, haverá acolhimento da comunidade acadêmica, com psicólogos e psiquiatras especialistas em tragédias coletivas e pós-trauma.

Na tarde da última quarta-feira, 30, houve reunião, na sede da Sedufsm, entre docentes, TAEs e PRAE para debater sobre a conduta que deve ser adotada nessa situação. “Entendemos que se faz necessária uma flexibilização de atividades e uma primazia pelo diálogo. Os docentes e técnicos devem ser atenciosos, ouvindo e detectando que estudantes demonstram estarem mais afetados. Geralmente, a porcentagem de pessoas que se recuperam de traumas coletivos é de 80%, sendo que o restante necessita de um tratamento diferenciado para se recuperar”, explica o presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro.

Ane Carine Meurer, vice-diretora do Centro de Educação (CE) informa que a ideia é organizar uma acolhida, dando um subsídio para os professores trabalharem o luto nesse período. Na manhã desta sexta-feira estava prevista uma reunião de professores e técnicos do CE com um profissional especialista em traumas coletivos. “Temos alunas nossas que não foram atingidas, mas moravam na casa do estudante com pessoas que morreram. Temos alunos que perdemos nas turmas. Achávamos que os envolvimentos não eram tão grandes”, disse Ane Carine. Outro centro que terá atividades diferenciadas para docentes, secretários e coordenadores de curso é o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Psicólogos orientarão esses profissionais para lidarem com os estudantes.

Eduardo Rizzatti, diretor do Centro de Tecnologia (CT), informou que a unidade está envolvida nas atividades promovidas pela instituição, como o culto ecumênico e a palestra ‘Luto, dor e superação’, que será ministrada pela professora Claudia Fonseca, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pelo terapeuta Sérgio Veleda, professor da Escola de Meditação e Artes Contemplativas Vale do Ser. O diretor informou ainda que o centro deve realizar atividades específicas, mas que ainda não estão delineadas.

O Centro de Ciências Humanas (CCSH) promoverá a palestra referida acima, que será aberta a todos a comunidade acadêmica, sendo ministrada em dois horários: às 10h30min, no auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR), ao lado do prédio 42 e às 19h, no auditório do CCSH, no 2° andar do prédio 74C. A Sedufsm não conseguiu contatar a diretoria do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), mas, segundo informações da secretaria, não haviam sido repassadas informações acerca de atividades específicas.

Centro de Acolhimento

Na segunda-feira, 4, data em que as atividades acadêmicas na Ufsm retornarão, entrará em funcionamento o Centro de Acolhimento. Localizado no espaço Multiuso – próximo ao prédio da Reitoria – o Centro reunirá psicólogos, enfermeiros, psiquiatras e assistentes sociais. A coordenação é da pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Marian Noal Moro.
Para cada centro de ensino da instituição vêm sendo criadas comissões formadas por duas psicólogas e duas assistentes sociais, que trabalharão no sentido de orientar servidores para o acolhimento dos alunos.

Abaixo o cronograma com as visitas já agendadas nas outras unidades:
- Centro de Educação (CE): 1° de fevereiro, às 10h.
- Centro de Educação Física e Desportos (CEFD): 1° de fevereiro, às 14h.
- Centro de Ciências da Saúde (CCS): 4 de fevereiro, às 14h.
- Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE): 4 de fevereiro, às 16h.
- Centro de Artes e Letras (CAL): 5 de fevereiro, às 10h.
- Unidade Descentralizada de Silveira Martins (UDESSM): 5 de fevereiro, às 14h.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Foto: Diário de Santa Maria
Edição: Fritz Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias