Estudantes cobram mais ações públicas sobre tragédia SVG: calendario Publicada em 07/02/13 18h27m
SVG: atualizacao Atualizada em 07/02/13 18h38m
SVG: views 149 Visualizações

DCE da UFSM teve reuniões com delegado e vereadores

Alt da imagem
Membros do DCE reunidos com vereadores nesta quinta-feira

A representação estudantil da UFSM, através do Diretório Central de Estudantes (DCE), começou uma série de reuniões com autoridades para cobrar políticas públicas após a tragédia que vitimou 238 pessoas no incêndio da boate Kiss, sendo 116 alunos da instituição. Na quarta, 6, integrantes do DCE se reuniram com um dos delegados responsáveis pelo inquérito, Marcelo Arigony. Nesta quinta, 7, o encontro foi com a comissão de representação externa da Câmara de Vereadores. Durante a reunião foram sugeridas ações mais efetivas do poder público municipal.

Conforme o integrante da direção do DCE, José Luiz Zasso, foi sugerido à Câmara de Vereadores que pelo menos uma comissão especial para acompanhar os trabalhos que estão sendo realizados pela polícia e Ministério Público Estadual. Zasso, que esteve acompanhado por outros membros do diretório, como Alex Monaiar e Adriele Manjabosco, questionou também os vereadores, representados pelo presidente da Casa, Marcelo Bisogno (PDT), Daniel Diniz (PT) e Claudio Rosa (PMDB), em relação à necessidade de o município pensar políticas públicas na área de saúde. “O que temos hoje é um reforço à saúde através da Força Nacional do SUS, em função do desastre, mas, depois que essa estrutura for desmontada, a cidade ficará desassistida?”, questiona o estudante.

Na avaliação do DCE, outra iniciativa importante é a elaboração de políticas públicas para a juventude, com a recuperação de espaços que os jovens possam utilizar para shows e outras atividades. José Luís Zasso lembra que alguns locais que poderiam ser usados, como por exemplo, a Concha Acústica do Parque Itaimbé, encontram-se deteriorados.
O Diretório Central de Estudantes pretende ainda manter reuniões com setores da sociedade que vão atuar em algum espaço no debate sobre a tragédia. A ideia é se reunir com integrantes da comissão estadual de deputados que acompanhará as investigações, assim como sentar com os deputados federais escalados pela Câmara para acompanhar a situação de Santa Maria.

Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Leonardo Moreti (Câmara de Vereadores)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias