Sindicato dos Bancários se mobiliza contra demissões SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 06/07/11 14h30m
SVG: views 94 Visualizações

Atividade aconteceu na manhã desta quarta, em agência bancária de S. Maria

Alt da imagem

O Dia Nacional de Luta contra as Demissões no Itaú rendeu inúmeras manifestações em agências pelo Brasil afora nesta quarta-feira. Em Santa Maria, não foi diferente. O Sindicato dos Bancários de Santa Maria retardou em uma hora o atendimento na agência do Itaú que fica ao lado da Catedral Metropolitana. Porém, os clientes tiveram acesso aos caixas eletrônicos.

- Estamos atentos às demissões que ocorrem pelo país. Não podemos deixar que o mesmo ocorra na região. Vamos levar nossas demandas para a Conferência Nacional da categoria que ocorre no final do mês em São Paulo - afirma o diretor do Sindicato dos Bancários, Claudenir Teixeira Freitas.

Durante o ato foram distribuídos panfletos explicativos sobre o ato. Os bancários cobram o compromisso assumido pelo Itaú e pelo Unibanco durante o processo de fusão em 2008. Na época, os presidentes das duas instituições, Roberto Setúbal e Pedro Moreira Sales, garantiram que o emprego dos funcionários estaria assegurado. Contudo, as demissões tornaram-se rotina após a fusão.

Apenas nos meses de abril e maio, cerca de 350 profissionais deixaram o banco, a maioria deles pertencente à área de crédito ao consumidor, que engloba a financeira e o segmento de cartões de crédito. Com lucro recorde de R$ 3,53 bilhões no primeiro trimestre de 2011, as demissões no Itaú são injustificáveis.

As entidades sindicais denunciam que as demissões vêm piorando as condições de trabalho. Para suprir a demanda dos clientes, trabalhadores estão sendo sobrecarregados, além de conviverem com desvios de função e o fantasma da terceirização. Os sindicatos estão recebendo denúncias de que gerentes operacionais estão deixando suas funções para assumir atendimento nos caixas.

Texto e foto: Maiquel Rosauro (Sindicato dos Bancários)

Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias