Docentes da UFPR suspendem greve SVG: calendario Publicada em 05/09/11 16h57m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/09/11 17h02m
SVG: views 343 Visualizações

UFT também encerrou movimento iniciando em junho

Alt da imagem
Assembleia na Ufpr que deliberou pela suspensão da greve

Na semana que passou, professores de duas instituições federais que estavam em greve encerraram movimento. Na Federal de Tocantins (UFT), a paralisação encerrou depois de 66 dias. No Paraná, a greve, que iniciou com uma pauta nacional e outra local foi suspensa pela categoria docente. Avaliou-se que o movimento local obteve importantes conquistas com o compromisso da Administração da Universidade Federal do Paraná de encaminhamento imediato de alguns pontos da pauta ou com prazo determinado de outros, com a formação de grupos de trabalho paritários ou discussão anterior nos Conselhos Superiores.

Para os cinco pontos da pauta emergencial ficou firmado: o compromisso de diminuição do limite máximo de horas-aula dos docentes; implantação de progressão automática on line no prazo de 30 dias; revisão dos projetos pedagógicos dos cursos, estabelecendo o limite máximo de alunos por espaços de ensino para vigência no 1º semestre de 2012; constituição de um novo modelo de alocação de vagas docentes e o compromisso por parte da Reitoria de buscar solução emergencial, para corrigir o contingente represado de docentes que já encaminharam solicitação de mudança de regime de trabalho, no prazo de 90 dias.

Nos demais itens da pauta local destacam-se também o compromisso de encaminhamento imediato do estágio probatório no Setor Litoral no prazo não superior a 30 dias para aqueles que já completaram três anos na Universidade e o reconhecimento institucional dos casos de assédio moral na UFPR.

Para o Comando Local de Greve, as negociações alcançadas pelo movimento docente no movimento grevista são conquistas importantes. Na avaliação dos professores, a construção da pauta local permitiu perceber que as políticas que precarizam o trabalho docente e a universidade têm reflexos internos que afetam a instituição. No entanto, como vários dos itens da pauta local e nacional dependem de prazos para efetivação, optou-se pela suspensão da greve e não seu encerramento. Com isso, os docentes mantêm-se em estado de greve, para acompanhar o cumprimento dos compromissos assumidos pela Administração da UFPR.

Avaliação nacional

No entendimento do Comando Local de Greve, o acordo assinado com o governo federal, que estabelece reajuste de 4% para março de 2012 e o compromisso de reestruturar a carreira docente, foi possível pela forte mobilização que se estabeleceu na UFPR e em algumas outras Universidades.

Mesmo com a discordância do acordo firmado, o movimento local teve ações importantes que impulsionaram o governo federal a negociar, uma vez que inicialmente não se apontava nenhum reajuste para 2012. Dentre as ações do movimento local da UFPR estão a deflagração da greve e o ato contra o Ministro de Educação realizado no dia 17 de agosto, em Curitiba.

Na avaliação do Comando Local, as conquistas da greve precisam ser fiscalizadas pelos docentes para que os prazos e compromissos assumidos tanto na esfera nacional como pela Administração da UFPR sejam cumpridos. Também será necessário discutir com a Reitoria e os Conselhos Superiores as bandeiras que foram pautadas nesta greve.
O movimento docente também lembrou que caso as promessas não sejam cumpridas, tanto da pauta local como da pauta nacional, a greve poderá ser retomada, por isso permanecem em “Estado de greve”. Para isso, a Assembleia deliberou pela suspensão da greve, e não seu encerramento.

Texto: APUFPR e ANDES-SN
Foto: Apufpr
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias