Delegados no 32º Congresso rejeitam criação do Insaes SVG: calendario Publicada em 08/03/13 14h59m
SVG: atualizacao Atualizada em 08/03/13 15h05m
SVG: views 147 Visualizações

Aprovada uma mobilização nacional contra a criação de Instituto

Alt da imagem
Criação de Instituto de Avaliação foi rejeitado por ampla maioria

Durante a plenária do tema 3 sobre políticas sociais, na quinta pela manhã, os delegados do 32º Congresso do ANDES-SN aprovaram o texto de resolução (TR-10) que rejeita a criação, pelo governo, do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes). A principal objeção à criação do instituto, que foi oficializada pelo governo ainda durante a greve de 2012, é o fato de o mesmo ser designado a cumprir a função de agência reguladora na área de educação.

Além de rejeitar o Insaes, os congressistas também aprovaram que o tema deve ser discutido nas bases, especialmente as conseqüências dessa agência reguladora. Também foi encaminhado como deliberação a realização de uma mobilização nacional contra a criação do Instituto, dentro das universidades, promovendo atos, seminários, distribuição de panfletos, entre outras atividades.

No entendimento da professora Suze Scalcon, delegada pela Sedufsm no Congresso, é preciso que se leve em conta que a avaliação docente é necessária, mas que isso não é uma prerrogativa exclusiva do governo. Para Suze, o que seria necessário é discutir um projeto de avaliação em que tanto os professores como o governo pudessem debater em patamar de igualdade, e não em um processo de imposição.

PNE

Os participantes do 32º Congresso, na quinta pela manhã, também rejeitaram o TR-11, de autoria da Seção Sindical da USP (Adusp), que recomendava às seções sindicais que fizessem gestões junto aos senadores visando à votação favorável ao texto do Plano Nacional de Educação (PNE) que tenha em sua meta 20, a indicação de 10% do PIB para a educação pública, incluindo a previsão de meta intermediária, conforme o projeto aprovado na Câmara.

Para o professor e delegado da Adufrj, Roberto Leher, que argumentou contra a proposta da Adusp, a luta pelos 10% do PIB “já” precisa estar desatrelada da questão do projeto que tramita no Congresso tratando do PNE. Na avaliação de Leher, o PNE aprovado na Câmara é um retrocesso para os movimentos sociais e deve haver um esforço não apenas dos trabalhadores em educação, mas de todos trabalhadores, com o intuito de derrotar esse projeto.

Texto e foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias