Congressistas se preparam para Santa Maria SVG: calendario Publicada em 10/03/13 00h35m
SVG: atualizacao Atualizada em 10/03/13 00h44m
SVG: views 179 Visualizações

Próximo encontro será no 58º CONAD, no mês de julho

Alt da imagem
Vídeo sobre homenagem às vítimas da Kiss foi exibido

O 32º Congresso do ANDES-SN ainda transcorria neste sábado, 9, prometendo adentrar a madrugada devido ao desenrolar dos debates nas plenárias, mas os professores já se preparavam para voltar a se encontrar na segunda quinzena de julho, em Santa Maria, no 58º Conselho do ANDES-SN (Conad). Ainda no início da tarde, a tela usada para projeção durante as plenárias exibiu dois vídeos produzidos pela Sedufsm: um referente à homenagem às vítimas da Kiss, que ocorreu no dia 27 de fevereiro, e outro, que havia sido produzido para o 57º Conad de Parnaíba, em 2012, quando Santa Maria foi escolhida para sediar a edição de 2013.

No Congresso do Rio de Janeiro, que iniciou no dia 4 de março, a Sedufsm esteve representada por sete delegados e duas observadoras, sem contar os membros da diretoria nacional. Dentre os delegados, alguns novatos em eventos do ANDES-SN. Um deles é o professor Luiz Carlos Nascimento da Rosa que, apesar de estar a 25 anos na UFSM, pela primeira estava em evento nacional do ANDES-SN.

Na análise de Rosa, a participação no Congresso foi extremamente importante, pois o evento é um espaço de construção das políticas do sindicato. O que estimulou a vinda ao evento foi a greve de 2012, quando ficou demonstrado, segundo Rosa, de que é preciso participar das discussões, dos coletivos, conhecer a dinâmica sindical. Sobre a realização do próximo Conad em Santa Maria, Rosa acredita que seja uma vitória da representatividade da seção sindical.

A relevância de estar em um Congresso do ANDES-SN é indiscutível, destaca o professor aposentado, Getúlio Lemos, que até então, havia estado em apenas um Conad, em 2012. “O intercâmbio, a troca de experiências, é essencial para que possamos aprimorar as nossas lutas, a nossa capacidade de mobilização”, destacou ele. Em relação ao Conad em Santa Maria, Lemos considera que será não apenas uma oportunidade de trazer os debates, as decisões do sindicato para Santa Maria, como também uma possibilidade de projeção da própria Sedufsm.

Para o professor Abel Panerai Lopes, que também é aposentado, participar em eventos do Sindicato Nacional é muito importante porque a defesa de direitos da categoria se faz na prática, na luta. Ele lembrou ainda que os aposentados precisam se engajar cada vez mais no movimento sindical, pois todos têm experiência para compartilhar e isso também ajuda a fortalecer o ANDES-SN. Em relação ao Conad de Santa Maria, avalia que é extremamente relevante, pois traz as discussões de âmbito nacional para mais perto do filiado à seção sindical, possibilitando que este interfira diretamente nas decisões.

Delegação

A delegação de Santa Maria no 32º Congresso é composta pelos seguintes nomes: Jerônimo Tybusch, Getulio Lemos, Abel Panerai Lopes, Marcelo Vieira, Luiz Carlos da Rosa, Suze Scalcon, Humberto Gabbi Zanatta (delegados). Na condição de observadoras estiveram as professoras Maria Beatriz Carnielutti e Ester Wayne Nogueira. Também da Sedufsm, mas participando como membros da diretoria do ANDES-SN, os professores Rondon de Castro, Julio Quevedo e Carlos Pires.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias