ANDES-SN ingressa em ADin contra a Ebserh SVG: calendario Publicada em 15/03/13 17h11m
SVG: atualizacao Atualizada em 15/03/13 17h13m
SVG: views 333 Visualizações

Medida visa barrar privatização dos Hospitais Universitários

Alt da imagem
Ministros do STF ainda terão que autorizar participação do ANDES-SN na ADin

Dentro das ações que buscam barrar a privatização dos Hospitais Universitários (HUs), o ANDES-SN, juntamente com a Fasubra e a Fesnaps, ingressou como Amiri Curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) nº 4895, encaminhada pela Procuradoria Geral da República, no início deste ano, questionando a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ADIn 4895 questiona os dispositivos da Lei 12.550/2011, que autorizou a criação da Ebserh, empresa pública com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Segundo a argumentação da PGR, a lei viola dispositivos constitucionais ao atribuir à Ebserh a prestação de um serviço público. A ADIn é fruto da pressão exercida pelo ANDES-SN e da articulação junto a demais entidades na luta contra a Ebserh.

A função do Amicus Curiae - do latim “amigo da corte” - é chamar a atenção da corte, neste caso o Supremo Tribunal Federal (STF) onde tramita a ADIn, para questões que poderiam não ser notadas, trazendo informações adicionais que possam auxiliar na discussão antes da decisão final do processo. Caso o STF aprove o ingresso do ANDES-SN, da Fasubra e da Fenasps na ação, as entidades poderão participar do julgamento da ADIn.

A Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN já protocolou memorial do ANDES-SN, Fasubra e Fenasps em referência à ADIn 4895 no gabinete da Subprocuradora Geral da República, Deborah Duprat.

32º Congresso

Durante o 32º Congresso do ANDES-SN, realizado entre os dias 4 e 9 deste mês no Rio de Janeiro, os delegados aprovaram dar continuidade à luta política e de resistência contra a Ebserh e ampliar as ações nas Instituições Federais de Ensino pela não adesão à empresa. Foi deliberado também pela realização de um “Dia Nacional de Luta contra a Ebserh”, que será em 9 de abril.

Fonte: ANDES-SN
Foto: Google
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias