Artistas locais interpretam cantoras consagradas em show SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/03/13 23h16m
SVG: views 539 Visualizações

Cultura na Sedufsm leva música à praça nesta quinta, 21 de março

Alt da imagem
Show "Gracias a la vida" resgata obra de Mercedes Sosa, Joan Baez e Violeta Parra

Um grupo de conhecidos artistas da região subirão ao palco da Praça Saldanha Marinho nesta quinta-feira (21/03), às 19h, para interpretar canções de três consagradas cantoras. A argentina Mercedes Sosa, a norte-americana Joan Baez e a chilena Violeta Parra, terão algumas de suas composições cantadas nas vozes de oito cantores: Daiane Diniz, Gisele e Maninho, Janu Uberti, Laura Guarany, Oristela Alves, Renato Miraihl e Tiane Tambara.

A proposta da 55ª edição do Cultura na Sedufsm com o show “Gracias a la vida”, que tem como tema Mulheres de Luta, é homenagear as santa-marienses pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Nesse mesmo intuito, o de valorizar a cultura local, a atividade priorizou artistas conhecidos da comunidade.

A trajetória de Gisele e Maninho juntos na música iniciou em 1998. A partir de então, são presenças constante em bares, pubs, teatros e festas estudantis no Rio Grande do Sul. A dupla possui um CD autoral com o título “Boas Vindas”, lançado em 2009. Gisele atua também nos festivais do Estado, tendo sido premiada inúmeras vezes como melhor intérprete. Recentemente, ao lado de Maninho e Renato Mirailh, venceu a Tertúlia Nativista de Santa Maria com a canção "Na Boca do Monte, o sonho voa", escolhida como melhor tema para a cidade.

Já Laura Guarany, filha de Noel Guarany, cantor, compositor e criador da música missioneira no Rio Grande do Sul, demonstrou desde cedo seu talento musical e interesse pela cultura regional. A artista estudou música em várias escolas de Santa Maria, incluindo o curso extraordinário de música da UFSM e a Musiartes, onde é professora de técnica vocal. Iniciou sua carreira participando de projetos culturais de cd’s de amigos. Logo após começou a fazer shows em festivais e teatros, cantando música missioneira e de folclore latino-americano.

Outra artista que emprestará sua voz ao show é Oristela Alves, que começou sua carreira musical nativista nos anos 70 em festivais de Uruguaiana, sua terra natal, onde acontece a Califórnia da Canção Nativa. Participou de vários festivais, entre eles Musicando, Coxilha Nativista e Gauderiada da Canção Nativa. Em 2008 gravou um cd que leva seu próprio nome. Neste trabalho, que teve a direção geral de Luiz Carlos Borges e produção de Érlon Pericles, reuniu algumas canções que marcaram sua trajetória na música gaúcha.

Para Oristela, que já teve o privilégio de cantar junto a Mercedes Sosa, interpretar suas canções é motivo de orgulho. “Foi uma satisfação ter sido convidada para esse projeto. Mercedes foi uma grande figura no contexto latino-americano e poder levar às pessoas as mensagens que ela deixou me orgulha muito”.

Outro talento é Renato Mirailh, músico e compositor que reside desde 1982 em Santa Maria. Atua profissionalmente há 28 anos, compondo, fazendo apresentações diversas e participando de festivais regionais e nacionais. Foram os festivais que impulsionaram sua carreira. São mais de 80 eventos com premiações importantes. O cd “Azuleza”, lançado pelo artista, apresenta composições próprias e parcerias com Érlon Péricles, Pirisca Grecco e Raul Maxwell.

A santa-mariense Tiane Tambara, que também subirá ao palco, surgiu no mundo da música muito cedo, começando com apresentações na escola. Foi cantora da banda local Donabella e teve sua projeção nacional através de uma participação no programa Raul Gil. Estes e outros artistas emprestarão suas vozes e seus talentos a essa edição especial do Cultura na Sedufsm, que tem a produção de Janu Uberti.


Texto: Ana Paula Nogueira (interina)
Foto: cartaz de divulgação
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias