Sedufsm repudia ataque a docente feito pelo Proifes SVG: calendario Publicada em 18/03/13 15h36m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/03/13 15h41m
SVG: views 533 Visualizações

Sociólogo da Unicamp acionado judicialmente por entrevista

Alt da imagem
Ricardo Antunes foi interpelado judicialmente pelo Proifes

Em nome da diretoria da Sedufsm, repudiamos a postura deste simulacro de sindicato, que é o Proifes que, depois de ter traído a categoria em 2012, assinando um acordo prejudicial à maioria dos professores, agora tenta censurar a opinião de um docente extremamente respeitado. Assim se referiu o professor Rondon de Castro, presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, à interpelação judicial movida pelo Proifes contra o professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ricardo Antunes. A ação é motivada por uma declaração do docente no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, exibido em 3 de setembro de 2012.

Questionado a respeito da greve dos professores das universidades federais, o sociólogo disse: “Alguém acredita que não tem greve? Que a greve acabou porque uma entidade criada pelo governo, incentivada pelo governo, ela não fala pelo conjunto – a chamada Proifes, ela não fala pelo conjunto dos Professores, as universidade federais ainda estão paralisadas...”.

Em solidariedade ao colega, manifestações de apoio de professores de diversas instituições estão circulando na internet. Para reunir as assinaturas em um só documento, os docentes estão preparando um manifesto de repúdio a iniciativa da Proifes, no site Petição Pública.

O ANDES-SN entrou em contato com o professor Ricardo Antunes e colocou a sua disposição todo o suporte político e jurídico necessário. Na avaliação do Sindicato Nacional, “não poderia se esperar nada diferente de uma entidade sindical nascida sob as bênçãos do governo para contrapor-se ao ANDES-SN, sindicato que ousou não ajoelhar-se frente ao poderio estabelecido”.

Marinalva Oliveira, presidente do Sindicato Nacional, ressalta que a ação tem claro viés intimidatório, pois visa calar uma das grandes vozes deste país. “Inócua, é claro, pois Ricardo Antunes é daqueles que não se calam quando a educação brasileira é ameaçada. Por sua postura em defesa da educação, por sua luta pela democracia e por suas ações visando construir um país socialmente mais justo, ao Professor Ricardo Antunes, o ANDES-SN presta solidariedade e disponibiliza todo seu suporte político e jurídico”.

De acordo com a presidente do ANDES-SN, a entidade está recomendando a todas as seções sindicais que manifestem o seu apoio, sem prejuízo das manifestações individuais.

Fonte: ANDES-SN com edição de Fritz R. Nunes
Foto: Boitempoeditorial
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias