Estudantes protestam ocupando reitoria da UFRRJ SVG: calendario Publicada em 18/03/13 16h48m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/03/13 17h08m
SVG: views 665 Visualizações

Protesto inclui déficit estrutural e falta de segurança no campus

Alt da imagem
Estudantes ocupam a reitoria desde a última quarta-feira

Os estudantes que ocuparam a reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na noite de quarta, 13, se reuniram na manhã da última sexta, 15, pela primeira vez com os representantes da Administração Central. Os alunos protestam contra a falta de infraestrutura e pela falta de segurança no campus. A ocupação aconteceu logo após assembleia, que reuniu aproximadamente 250 estudantes. Cerca de 60 deles permanecem acampados no prédio principal (P1). Eles adotaram um esquema de revezamento para não perder aulas e tomaram as devidas precauções para não trazer prejuízos ao patrimônio público, preservando equipamentos e documentos.

Os discentes reivindicam que a Reitoria assine um termo de compromisso, na presença de um representante do Ministério Público, para dar andamento às obras que precisam ser feitas. Os manifestantes também vão exigir a realização de uma auditoria externa nas contas da instituição. Os estudantes mostraram um dossiê documentado com fotos que evidencia os graves problemas de infraestrutura vivenciados pela Universidade. Algumas irregularidades administrativas apontadas pelo Relatório de Auditoria Anual de Contas (referente ao exercício de 2011), emitido pela Controladoria Geral da União (CGU), também tem sido levado em consideração pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRRJ.

“Cerca de metade dos processos licitatórios da Universidade apresentaram alguma irregularidade, seja por falta de fundamento, seja por erro no valor para dispensa de licitação, seja por falta de argumentação e falta de discrição para o destino do material. Vamos elaborar o nosso dossiê e vamos acionar o Ministério Público. A ocupação está crescendo. Quando as pessoas têm contato com o dossiê, vêm que temos motivos para estar aqui”, diz Douglas Nobre, Coordenador Geral do DCE.

Os estudantes reivindicam maior investimento em infraestrutura, iluminação, segurança no campus, acessibilidade. Lutam contra a precarização das instalações de salas de aulas e laboratórios. Alice Soares Brito, que cursa o quinto período de Engenharia de Materiais, explica que a primeira turma de formandos não irá concluir os créditos dentro do prazo. O curso foi criado pela expansão proposta pelo governo federal (REUNI) e, segundo a discente, carece de laboratórios equipados e de professores. “Haverá um atraso de, pelo menos, seis meses”, diz.

Em função da ausência do reitor, professor Ricardo Motta Miranda, que está fora do Estado participando de uma reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ele foi representado, na reunião com os estudantes, pelos professores Carlos Massard e Eduardo Mendes Callado.

Nota da reitoria

A Reitoria da UFRRJ emitiu o seguinte comunicado, publicado na manhã desta sexta-feira (15) no site da instituição: “Mantendo a postura do diálogo permanente com os segmentos que compõem a comunidade universitária, a Administração Superior recebeu o grupo de estudantes que ocupou a Reitoria, no final da tarde do dia 13 – após assembleia realizada no hall do P1 – reivindicando melhorias nos campi.

Na oportunidade, os estudantes dialogaram com o pró-reitor de Assuntos Financeiros e vice-reitor eleito da UFRRJ, professor Eduardo Mendes Callado. Na manhã de quinta-feira (14), os discentes foram recebidos pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, no exercício da Reitoria, professor Carlos Luiz Massard, juntamente com os membros da Administração Central.

Na ocasião, foi apresentada uma pré-pauta com as principais reivindicações. Um documento mais completo deverá ser entregue nesta sexta-feira (15). Entre os pontos de reivindicação estão a contratação de docentes, segurança, problemas de infraestrutura, construção de novos alojamentos, transporte intercampi, entre outros. Os pró-reitores e assessores presentes à reunião escutaram as reivindicações, debateram os temas que lhes foram apresentados e se comprometeram em receber os estudantes em uma nova reunião.

No final da tarde, com a chegada do reitor, que participava de uma reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ocorreu um novo encontro. Na ocasião, os alunos informaram que pretendem formalizar, por escrito, as demandas da categoria em um documento que será entregue e debatido junto à Reitoria.

Segundo o reitor, as obras e o dimensionamento de professores estão encaminhados dentro dos programas do MEC. Já algumas das questões pontuais estão ligadas à autonomia de gestão das unidades.
Por fim, cabe sublinhar que a Reitoria está aberta ao diálogo, e comprometida em esclarecer todos os procedimentos que foram adotados a fim de aprimorar a atual política estudantil”.

Fonte: ANDES-SN e Adur-RJ com edição de Fritz R. Nunes
Fotos: O Globo e Adur-RJ
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias