Sedufsm manifesta apoio a ato de docente municipal SVG: calendario Publicada em 01/04/13 11h34m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 141 Visualizações

Sinprosm realiza vigília e caminhada nesta terça-feira

Alt da imagem

A Sedufsm solidariza-se com a paralisação dos professores municipais de Santa Maria, prevista para acontecer nesta terça-feira, 2, tendo como justificativas a defesa da atualização do piso nacional do magistério e da destinação de 1/3 da carga horária para planejamento escolar. Entendendo que o descaso do prefeito Cesar Schirmer reflete a conduta de grande parte dos representantes do governo federal, que se manifestam intransigentes com a categoria docente, o presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, afirma que há compreensão da justeza das reivindicações e da ação tomada por esses trabalhadores.

Martha Najar, coordenadora do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), explica que todos os anos, no mês de janeiro, o piso do magistério é atualizado. Entretanto, em 2013, o valor ainda não foi atualizado na cidade, deixando o prefeito com uma dívida de três meses com a categoria. Outro ponto da lei do piso que vem sendo negligenciado por Schirmer é o que estabelece 1/3 da carga horária do professor para planejamento escolar.

Segundo a dirigente sindical, “em Santa Maria temos apenas 20% do tempo destinado a isso. Ainda assim, somente os anos finais do ensino fundamental conseguem ter garantido esse período, de modo que as escolas de educação infantil precariamente conseguem ter”, afirma Martha, explicando que, desde que foi votada, em 2011, no Supremo Tribunal Federal (STF), a lei do piso tem como preceito a questão do 1/3 de horas. O prefeito, entretanto, não reconhece tal efeito vinculante da lei.

Segundo levantamento feito até a manhã desta segunda-feira, 1, pelo Sinprosm, 25 escolas já confirmaram adesão à paralisação. A expectativa de Martha é de que ao menos 70% da categoria paralise.

As atividades previstas para o dia de paralisação da categoria são uma vigília na Praça Saldanha Marinho, com início às 8h e estendendo-se pelo restante da manhã, e, às 14h, uma caminhada, com saída da praça, até a Secretaria de Educação do município, onde representantes do Sinprosm serão recebidos pelo secretário de Educação, João Luiz de Oliveira Roth, pelo secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Antônio Carlos Freitas de Lemos e pela secretária de Finanças, Ana Beatriz Maia Rodrigues de Barros.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Foto: Sinprosm
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias