Docentes da Ufopa aprovam indicativo de greve SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 350 Visualizações

Carga horária docente e problemas infraestruturais entre as causas

Alt da imagem

Como forma de fazer frente a diversos problemas enfrentados na instituição, os docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aprovaram em assembleia geral realizada última quinta-feira, 4, indicativo de greve a partir do dia 15 de abril. Algumas reivindicações - não apenas dos docentes, mas endossadas, também, por técnico-administrativos em educação (TAEs) e estudantes – dizem respeito à ausência de democracia universitária, casos de nepotismo, desrespeito à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), precarização do trabalho docente e falta de infraestrutura. Problemas tais como falta de salas de aula, de laboratórios, de sala de professores, comprometem, na avaliação do movimento sindical local, a qualidade de estudo e trabalho na instituição.

O estopim, entretanto, para que a greve começasse a ser encarada como uma realidade possível foi a imposição, por parte do reitor pro tempore, José Seixas Lourenço,da portaria nº 384. Segundo o presidente do Sindicato dos Docentes da Ufopa (Sindufopa), Luiz Fernando de França, a atitude do reitor foi arbitrária e ilegal e tem como objetivo aumentar a carga horária do trabalho docente. Sobre as condições estruturais gerais da universidade, o presidente exemplificou a precariedade das condições informando que alguns estudantes têm aula em um prédio em construção, e outros em um hotel da cidade. As reclamações já se arrastam faz algum tempo, segundo Luiz Fernando, que conta sobre denúncias do sindicato ao Ministério Público Federal (MPF) datadas de 2011.

Outra demanda bastante apontada pelos movimentos estudantil e sindical é a criação do estatuto da universidade. A reivindicação já tem três anos, sendo que, em abril de 2012, o documento foi elaborado e aprovado pela comunidade acadêmica durante Assembleia Estatuinte. A reitoria, contudo, ainda não o aprovou. “Esta semana faz um ano que aprovamos o estatuto, que foi encaminhado à reitoria. Não é de interesse da reitoria democratizar a universidade. Somos comandados pelo reitor há mais de três anos e não temos condições de eleger a administração da Ufopa”, afirma o presidente do Sindufopa. Para discutir o indicativo de greve e a pauta local uma nova assembléia será realizada na próxima quarta-feira, 10.

Fonte: ANDES-SN
Foto: greveufopa2012@blogspot.com
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias