TCU aponta falhas já detectadas na greve federal de 2012 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 08/04/13 15h13m
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Problemas de infraestrutura e déficit de 8 mil docentes nos IF

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TCU constatou, na prática, o que o movimento sindical docente vem falando há tempos

Segundo aponta um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), os Institutos Federais (IF) de educação profissional têm um déficit de cerca de 8 mil professores, além de problemas relacionados à evasão escolar e à infraestrutura das escolas. Para o presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, isso não é novidade, tendo em vista que na greve das universidades federais, em 2012, as condições precárias, tanto em termos infraestruturais, como na falta de docentes, já estava encampada na pauta de universidades e institutos.

A auditoria realizada pelo Tribunal junto aos institutos transcorreu entre agosto de 2011 e abril de 2012 e aponta como uma das principais causas para a falta de docentes a baixa atratividade da carreira, gerada, em muito, pela remuneração considerada insatisfatória por 68% dos professores e 64% dos pró-reitores ouvidos pelos auditores.

Na avaliação de Rondon de Castro, “o governo se resumiu a implementar mudanças que prejudicaram a carreira, tratando apenas de percentuais e se eximindo de debater a qualidade na educação.” Para Rondon, quando se fala em qualidade, tem que se falar em investimento, em contratação de mão-de-obra. “O governo fez uma expansão irresponsável, que tem quantidade e não qualidade, e que, pelo déficit existente, sobrecarrega de forma dramática quem já está em atividade”, critica o dirigente da Sedufsm.

A distância dos grandes centros urbanos e a pouca infraestrutura dificultam, segundo o documento do TCU, a fixação de professores em institutos federais em cidades do interior, situação que contribui para o déficit no quadro de profissionais. Os quatro primeiros locais que apresentam mais carência de professores são Distrito Federal e Acre (ambos com 40% das vagas para professores ociosas), Mato Grosso do Sul (38%), Amapá (35%) e São Paulo (32%).

Bibliotecas e laboratórios

Outros dados importantes do relatório dizem respeito a entrevistas com estudantes e professores, que sinalizaram deficiência de infraestrutura nas bibliotecas, nos laboratórios de informática e nas salas de aula. Menos da metade dos docentes (44%) avaliaram que as bibliotecas têm a bibliografia recomendada aos alunos nas disciplinas em que lecionam. Casos de campi inaugurados em 2011 e que ainda se encontram sem biblioteca e situações em que bibliotecas não possuem quantidade de servidores suficiente para garantir o funcionamento em três turnos também foram registrados no estudo.

Dos docentes ouvidos, 56% analisam que os laboratórios não são devidamente equipados para as aulas. Já 44% dos alunos que cursam graduações em que o uso do laboratório faz-se necessário afirmaram que, em 2011, houve poucas ou mesmo nenhuma aula de laboratório. Entre as causas disso estaria a escassez de técnicos que possibilitem o uso dessas estruturas.
Institutos Federais do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Norte foram visitados para que a auditoria, autorizada por despacho do ministro-relator do TCU, José Jorge, fosse realizada.

O relatório não apenas detecta os problemas, mas também faz recomendações ao Ministério da Educação (MEC). O TCU sugere um plano para evitar a evasão, além da adoção de medidas para diminuir o déficit de docentes e técnicos de laboratórios. A promoção de maior integração entre ensino, pesquisa e extensão também foi listada entre as recomendações.

Fonte: UOL
Foto: pop.com.br
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)

 

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