Plebiscito da Ebserh inicia com boa participação na UFSM SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 11/04/13 17h17m
SVG: views 176 Visualizações

Avaliação é de que em um dia, cerca de 500 pessoas votaram

Alt da imagem
Plebiscito nacional sobre a Ebserh iniciou nesta quarta, na UFSM, e encerra na segunda

Em apenas 24h após o lançamento do plebiscito sobre a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que ocorreu nesta quarta, 10, aproximadamente 500 pessoas votaram nas urnas espalhadas em diversos locais da UFSM. Conforme o coordenador de imprensa e divulgação do sindicato dos técnico-administrativos em educação, Alcir Martins, somente na urna da Biblioteca Central, no campus, houve mais de 200 votantes. Número semelhante de participantes da consulta também na urna do Hospital Universitário (HUSM), principal ameaçado de privatização a partir do momento em que houver a adesão da universidade à Ebserh. Martins informa também que na segunda, 15, último dia do plebiscito, urnas serão instaladas no Centro de Educação Superior Nortes do RS (Cesnors). Haverá uma em Frederico Westphalen e outra em Palmeira das Missões.

O presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, professor Rondon de Castro, faz um apelo à participação dos docentes e da comunidade universitária em geral no plebiscito. “O que está em jogo não é apenas o fato de que, com a Ebserh, o Hospital Universitário de Santa Maria passará a ter duas portas de entrada, uma para quem pode pagar e outra para quem não pode, como já ocorre no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Precisamos entender que há algo ainda mais pernicioso em andamento. Com a empresa gerenciando o hospital, o ensino, a pesquisa e a extensão passarão a ter um outro viés, que atenderá aos princípios que guiam o mercado. Teremos mais um bolsão dentro da universidade, a exemplo de outros existentes, cujos projetos terão como finalidade principal responder aos seus financiadores, que poderão ser hospitais privados, planos de saúde,...”.

Horário e local das urnas

Os interessados em participar do plebiscito sobre a Ebserh, que é coordenada nacionalmente pelo ANDES-SN, Fasubra, Fenasps, Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), podem fazê-lo até a próxima segunda, 15, nos seguintes locais no campus da UFSM, em Santa Maria:

- Restaurantes Universitários (ambos no campus da UFSM): 11h às 14h.

- Antiga Reitoria (centro): 11h às 14h; 17h30min às 20h.

- Hospital Universitário, no campus da UFSM: 17h30min às 19h.

- Biblioteca Central, campus da UFSM (sem horário definido).

- Centro de Ciências da Saúde (CCS): quarta-feira (10/04), das 14h30min às 17h30min; quinta-feira (11/04), das 13h30min às 17h30min; sexta-feira (12/04), das 8h às 17h30min.

Panfletagem

No próximo sábado (13), a partir das 9h, as três entidades representativas, a dos docentes, a dos técnico-administrativos e dos estudantes, realizam uma panfletagem na praça Saldanha Marinho com material relacionado à Ebserh. Tanto Sedufsm, quanto Assufsm e DCE convidam os segmentos a participar desse ato de esclarecimento à população sobre os motivos da contrariedade à implantação da Ebserh como gestora do HUSM.

Texto e foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias