Plebiscito sobre a Ebserh finaliza no sábado SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/04/13 18h55m
SVG: views 172 Visualizações

Apuração dos votos será feita na sexta e no sábado

Alt da imagem
Entidades levam urna do plebiscito, sábado, novamente, para o Calçadão de Santa Maria

O plebiscito sobre a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na UFSM, finalizará no sábado, 20. Neste dia, das 9h30min às 12h, as três entidades envolvidas voltam ao calçadão Salvador Isaia, e a exemplo do sábado passado (13), realizam uma distribuição de panfletos explicativos sobre a ameaça de privatização dos Hospitais Universitários (HUs). Além da panfletagem, Sedufsm, Assufsm e DCE também disponibilizam uma urna para os populares se manifestarem na consulta.

Conforme a servidora técnico-administrativa, Genice César da Silva, da diretoria da Assufsm, a consulta na UFSM finaliza nesta sexta, 19, pela manhã. Na parte da tarde, na sede do sindicato dos técnico-administrativos, ocorrerá a apuração dos votos computados até então. No sábado, após a votação no centro de Santa Maria, no turno da tarde, as entidades deverão se reunir para contabilizar os últimos votos e daí fazer um balanço do plebiscito.

Em âmbito nacional, a consulta iniciou no dia 2 de abril, porém, na UFSM, a ação começou no dia 10 de abril, junto com um seminário organizado pelas entidades sindicais e diretório central de estudantes. Coordenam a iniciativa o ANDES-SN, a Fasubra, a Fenasps, a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem) e a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.

As entidades que coordenam o plebiscito, cujo objetivo é mostrar à comunidade universitária e aos usuários dos HUs, os efeitos da implantação da Ebserh como gestora dessas instituições, levantam alguns pontos centrais nessa campanha contra a empresa, que destacamos a seguir:

- os serviços oferecidos pelos hospitais universitários estarão à disposição das parcerias com os grupos privados e a população terá que pagar pelo atendimento, diminuindo o espaço para o atendimento público e gratuito;

- os novos servidores dos hospitais serão contratados via CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), ou seja, não terão estabilidade, estando sujeitos às pressões políticas e de interesses de mercado;

- a terceirização aumentará dentro dos hospitais, abrindo espaço para as fundações de apoio, pois não há previsão de concurso para todos os cargos;

- os hospitais universitários deixarão de ser parte integrante das universidades, passando à administração de uma empresa de direito privado (a Ebserh), que seguirá uma lógica de mercado, destoando do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Texto e foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias