Últimos ajustes para o novo projeto da Sedufsm SVG: calendario Publicada em 30/04/13 14h03m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 575 Visualizações

‘Vivências na Sedufsm’ terá atividades culturais com aposentados

Alt da imagem
Professora Ruth Kuhn e assessoria do sindicato acertam detalhes da apresentação

Enquanto fotos passam no computador a sua frente, os olhos verdes sorriem acompanhando momentos importantes como seu tempo de caloura na faculdade, as aulas lecionadas para crianças no Jardim de Infância e retratos individuais. Os retratos de Ruth Eleonor Kuhn, professora aposentada da UFSM – que lecionava no departamento de Música do Centro de Artes e Letras – serão mostrados no evento que dará início a um novo projeto do sindicato: o ‘Vivências na Sedufsm’. Ruth veio à sede da Sedufsm na manhã desta terça-feira, 30, para acertar últimos detalhes técnicos do show que fará, no dia da estreia do projeto, com o grupo musical que integra, o grupo Câmara.

Numa tentativa de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por docentes, integrar aposentados e congregar a comunidade em geral, o ‘Vivências’ será lançado na próxima quinta-feira, 9, na sede do sindicato (André Marques, 665), com uma apresentação musical do grupo Câmara. O show irá começar às 17h, numa primeira atividade de uma proposta que pretende congregar diversas formas de expressão da arte – abraçadas e fomentadas por docentes – e que, em breve, deve trazer atividades relacionadas à poesia e aos cartuns. Os encontros irão ocorrer sempre nas quintas-feiras da terceira semana do mês.

Arlinda Wietzke, Iara Jacks, Lair Senger, Maria Nelci Reichert e Nara Doeler são as companheiras de Ruth no grupo, que, através de instrumentos como um quinteto de flautas doces – sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo – e transversas, violão, violino, gaita de boca, percussão e voz interpretam canções que permeiam o universo das músicas folclóricas e músicas populares brasileiras e internacionais, em apresentações que incluem canções instrumentais ou um misto de som e voz. Para a professora, o projeto, idealizado por ela e pela docente também aposentada Ester Wayne Nogueira, procura trazer pessoas para o sindicato, mostrando a importância da entidade para a representação sindical docente. “Sem o sindicato não teríamos conseguido muitas vitórias”, diz Ruth. “Acho que [o evento] será muito bom, estamos convidando pessoas que não conhecem o sindicato e elas querem vir”.

Ao lado de Ruth, a profissional de Relações Públicas da Sedufsm, Vilma Ochoa, analisa que a proposta da diretoria do sindicato também é valorizar as atividades que vem sendo desempenhadas por um grupo de professores que ajudaram a criar o sindicato, mas hoje não atuam mais na universidade. “É interessante percebermos o mês em que está sendo lançado o projeto. O mês de maio representa um período em que muitos trabalhadores se organizam por seus direitos”, opina Vilma.

Texto e foto: Bruna Homrich (estagiária)
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias