Petroleiros mobilizados contra leilões e punições SVG: calendario Publicada em 02/05/13 15h37m
SVG: atualizacao Atualizada em 02/05/13 16h34m
SVG: views 217 Visualizações

Sedufsm repudia entrega de patrimônio e assédio a trabalhador

Alt da imagem

A diretoria da Sedufsm está repudiando a entrega do petróleo nacional, que vendo sendo por leilões do governo federal, através da Petrobras, e rechaça o verdadeiro assédio que está sendo praticado contra os petroleiros. A manifestação se refere à notícia sobre um calendário de mobilizações – que incluirão atos e Dias Nacionais de Luta – elaborado pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) para mobilizar a categoria petroleira e aglutinar forças contra a rodada de leilões do petróleo, anunciada pelo governo federal e prevista para acontecer em maio.

A perseguição da empresa Transpetro a diversos trabalhadores – do que é exemplo a demissão da trabalhadora Ana Paula Aramuni, há um ano, e o recente vazamento de óleo no Tebar, em São Sebastião (SP), evento utilizado pela companhia para o lançamento de uma campanha de punição aos trabalhadores – também serviu como base para a promoção dessas atividades de enfrentamento.

O calendário instituído pela FNP teve início no último dia 29, com setoriais em todas as bases petroleiras, a fim de discutir com os trabalhadores sobre as formas e estratégias de mobilização. Já na última quarta-feira, 1º de maio, feriado que registra a luta da classe trabalhadora em todo o mundo, a questão dos leilões e a defesa de uma Petrobrás 100% estatal fez-se presente na pauta de todos os movimentos, atos e eventos dos petroleiros.

Para esta sexta-feira, 3, o calendário prevê o Dia Nacional de Luta dos Terminais, numa tentativa de mobilizar os trabalhadores contra as ofensivas da Transpetro. Para os próximos dias estão previstas as seguintes atividades:

10 de maio: Realização de um ato-show na Lapa, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para fortalecer a campanha por uma Petrobrás 100% Estatal e contra os leilões do petróleo

13 de maio: Dia Nacional de Luta Contra os Leilões do Petróleo. O objetivo desta data é ampliar a campanha às mais diversas categorias, com panfletagem em nível nacional para sensibilizar a população sobre a necessidade de combater os leilões.

13 de maio: No mesmo dia, ato em frente o Edise (Edifício-Sede da Petrobrás), às 12h.

14 de maio: Ato contra o leilão do petróleo na cidade do Rio de Janeiro (RJ)

14 e 15 de maio: Datas agendadas pelo Governo Federal e ANP para a realização da 11ª rodada de leilões. FNP indica aos sindicatos mobilizações em todas as bases. A ideia é que o caráter desses atos seja definido com base nas decisões das setoriais realizadas a partir de 29 de abril.

Fonte e imagem: CSP-Conlutas
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias