Morre Edmundo, um pensador e revolucionário SVG: calendario Publicada em 03/05/13 16h00m
SVG: atualizacao Atualizada em 03/05/13 16h09m
SVG: views 967 Visualizações

Ex-dirigente do ANDES-SN faleceu nesta sexta, 3, em São Paulo

Alt da imagem
Edmundo Dias, em seu último Congresso do ANDES-SN, em Uberlândia, em 2011

O movimento sindical docente e a universidade brasileira perderam nesta sexta, 3, um dos seus grandes expoentes: o professor Edmundo Fernandes Dias. Aposentado da Universidade de Campinas (Unicamp), onde lecionou no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Edmundo, além de ter sido um dos fundadores do ANDES-SN, dedicou parte importante de sua vida a refletir sobre o Marxismo, enfatizando bastante o pensamento do marxista italiano, Antonio Gramsci. Para além da teoria, era um militante convicto da necessidade de fazer avançar a consciência transformadora dos trabalhadores rumo a uma sociedade mais justa e igualitária, e expressava isso em todos os eventos do ANDES-SN, seja como dirigente ou apenas como um integrante da base do sindicato.

A notícia sobre a morte de Edmundo Dias, que tinha 70 anos, causou muita tristeza no movimento docente, especialmente no ANDES-SN, que divulgou uma nota de pesar (leia mais abaixo). O velório do professor acontece neste sábado, 4 de maio, entre 8h30 e 13h, no cemitério São Pedro, em São Paulo (SP), localizado à avenida Francisco Falconi, 837, na Vila Alpina, conforme registrou a Adunicamp em seu site.

Destaca o ANDES-SN, que Edmundo Fernandes Dias teve participação ativa na criação e construção do Sindicato Nacional, além de especial e fundamental contribuição na análise de conjuntura em diversos momentos de crise vivenciados pela classe trabalhadora e na formação sindical de inúmeros docentes e trabalhadores de outras categorias.

Ainda no início da constituição da entidade, quando era a Andes – Associação dos Docentes, Edmundo ocupou o cargo de suplente na Regional São Paulo (1982-1984) e depois suplente da vice-presidência da mesma regional entre 1988 e 1990. Foi 3º vice-presidente do Sindicato Nacional na gestão 1992-1994, ocupou duas vezes o cargo de secretário-geral do ANDES-SN (1994-1996 e 200-2002) e 3º secretário entre os anos de 2004 e 2006.

O 30º Congresso Nacional do ANDES-SN, realizado em fevereiro de 2011 em Uberlândia, foi o último evento nacional da entidade que contou com a presença de Edmundo. O encontro marcou os trinta anos do Sindicato e, naquela ocasião, ele foi homenageado por sua contribuição ao movimento docente, sindical e de luta da classe trabalhadora.

Nota de pesar

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento do companheiro Edmundo Fernandes Dias ocorrido na madrugada de hoje, 3 de maio de 2013.
Edmundo participou da construção do Movimento Docente e ocupou por diversas vezes cargos na diretoria do ANDES-SN. Sua presença foi marcante em todas as lutas, contribuindo sempre com as elaborações políticas.
Perde o movimento docente um grande companheiro, que estará presente sempre em nossas lutas e em nossas ações.
A Diretoria do ANDES-SN expressa o seu profundo sentimento de pesar aos familiares, amigos e colegas da Universidade Estadual de Campinas, pelo falecimento do companheiro Edmundo.

Brasília, 3 de maio de 2013

Diretoria do ANDES-SN

(Na sequência publicaremos uma matéria repercutindo localmente a morte de Edmundo Dias e destacando a passagem dele, por Santa Maria, em duas oportunidades: 1996 e 2008)

Texto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN
Foto: Mathias Rodrigues/Arquivo Sedufsm
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias