Banrisul: funcionário protesta contra Plano de Carreira SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 1062 Visualizações

Sedufsm critica medidas abusivas da direção bancária

Alt da imagem
Funcionalismo em frente a agência central

Na manhã desta terça-feira, 7 de maio, os servidores do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) atrasaram em duas horas o horário de abertura das agências. O motivo desta paralisação é mais uma ação para demonstrar a insatisfação dos bancários com o Plano de Carreira que foi apresentado no dia 16 de abril de 2013, e que na visão do sindicato da categoria, impõe medidas abusivas aos trabalhadores. A Sedufsm, de antemão, repudia a postura da direção do banco, que é estatal, vinculado ao governo do estado, e que, por isso, deveria ter uma postura menos exploradora, enfatiza o professor Rondon de Castro.

O primeiro ato dos banrisulenses contra essa proposta ocorreu no dia 30 abril. Na ocasião, os funcionários aderiram ao “Dia do Preto”, mobilização que previa a vestimenta de roupas pretas para simbolizar o desagrado diante das mudanças no Plano.

Segundo um dos diretores do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Antônio Tadeu de Menezes, o Plano apresentado favorece muito mais a empresa do que o funcionalismo, isto porque no que tange os aspectos de mérito são impostas metas abusivas. “Para não perder benefícios, os funcionários ficam condicionados a cumpri-las, só que essas metas são absurdas”, esclarece Menezes.

Além das metas, no Plano constam prejuízos para os servidores mais antigos, salários em desacordo com o que a categoria exige e por fim, não favorece o que deveria ser prioridade, a própria carreira bancária. Ainda de acordo com Menezes, a política do Plano de Carreira não está bem clara, e precisará de um melhor entendimento. “As tabelas estão confusas, até para nós bancários está difícil de compreender”, comentou. Para ter acesso ao Plano de Carreira na integra, clique aqui

As propostas sugeridas pelo Banco trazem perdas significativas aos funcionários, e por isso a luta continuará. O que o funcionalismo do banco propõe é que haja uma negociação com a diretoria do Banrisul, já que o almejado pelos servidores não foi exposto no Plano. Enquanto esperam respostas, os banrisulenses continuarão manifestando discórdia. Para o dia 15 de maio, está previsto mais uma paralisação nas atividades, desta vez por um período de três horas. O que já se confirmou no calendário de mobilização, é uma Assembleia Nacional dos Banrisulenses. O encontro acontecerá em Porto Alegre, no sábado, dia 18 de maio.

Como aconteceu a paralisação em Santa Maria

A exemplo da mobilização em nível estadual, os bancários atrasaram em duas horas a abertura de três agências da cidade. Além do atraso, os servidores vestiram camisetas com os dizeres, “todos juntos pelo Plano de Carreira”. Também foi distribuído um material contendo explicações sobre o funcionalismo, bem como as principais exigências buscadas para uma futura negociação com a Diretoria Banrisulense.
 

Texto: Carina Carvalho (estagiária)
Foto: Maiquel Rosauro (Sindicato dos Bancários)
Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Veja todas as notícias