Procurador no Rio diz que governo coagiu pela Ebserh SVG: calendario Publicada em 07/05/13 18h42m
SVG: atualizacao Atualizada em 07/05/13 19h09m
SVG: views 186 Visualizações

Conselho Universitário da UFRJ vota adesão à empresa na quinta

Alt da imagem

Durante audiência pública promovida pela Procuradoria Federal no Rio de Janeiro, na última sexta, 3, ficou caracterizado pelas manifestações do Ministério Público, a ilegitimidade das ações do governo, que através de ações coercitivas buscou fazer com que as universidades adiram de qualquer forma à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a adesão à empresa entrará em pauta para avaliação no Conselho Universitário na próxima quinta, 9 de maio.

Na opinião do presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, professor Rondon de Castro, a posição da procuradoria da República é muito importante, pois fica clara a compreensão do Ministério do Público em relação à postura do governo de exercer uma verdadeira chantagem com as universidades, como por exemplo, a ameaça de não realizar mais concurso para servidores dos Hospitais Universitários (HUs).

Durante o evento, conforme matéria produzida pelo sindicato docente (ADUFRJ), até mesmo o representante da reitoria da UFRJ, Marcelo Land, não soube explicar que tipo de contrato de adesão à empresa será apresentado ao Conselho Universitário, neste dia 9, para deliberação.

Em entrevista à ADUFRJ, André Bertuol, procurador da República no Estado de Santa Catarina, classifica a autonomia universitária como "direito irrenunciável", garantido constitucionalmente à população brasileira, opinião que encontra eco, por exemplo, entre os participantes do seminário promovido dia 10, na UFSM, pelas entidades, sobre o tema da Ebserh. Na oportunidade, o tema da autonomia universitária foi bastante discutido, já que é um preceito constitucional que estaria sendo atropelado com a adesão à empresa. Mais detalhes sobre as manifestações na audiência pública em http://www.youtube.com/watch?v=7hmKSSB-DW0&feature=player_embedded#!

Texto: Fritz R. Nunes com informações da ADUFRJ
Ilustração: ADUFRJ
Assessoria de Imprensa da Sedufsm


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias