Sindicato resgata debate sobre resistência à ditadura SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 10/05/13 17h22m
SVG: views 579 Visualizações

Cultura na Sedufsm aborda Carlos Marighella, na segunda, 13/05

Alt da imagem
cartaz de divulgação do evento, que acontece segunda, 13 de maio, na Câmara de Vereadores

A história de Carlos Marighella é a história da resistência do povo brasileiro à ditadura militar instalada no país entre 1964 e 1984. Por isso, a Sedufsm cumpre um papel fundamental ao resgatar aspectos importantes desse período, ainda hoje encobertos pelo manto do silêncio. O comentário é do professor Rondon de Castro, presidente da Sedufsm, destacando a relevância de “Marighella, o homem por trás das letras”, a 57ª edição do Cultura na Sedufsm, que acontece na segunda, 13 de maio, às 19h, na Câmara de Vereadores, e que contará com a presença do jornalista Mário Magalhães e da professora Ana Estevão, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Magalhães é autor de “Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo”, editado pela Companhia das Letras, com 600 páginas, uma obra que resulta de uma pesquisa de mais de nove anos. Estará com ele na mesa de debates a ex-companheira de luta de Carlos Marighella, Ana Maria Ramos Estevão, atualmente docente no curso de Serviço Social da Unifesp, mas que entre o final dos anos 60 e o início dos 70, atuou na Ação Libertadora Nacional (ALN), grupo armado criado por Marighella. O coordenador do debate é o professor da UFSM e diretor da Sedufsm, Humberto Gabbi Zanatta.

Para Diorge Konrad, professor do departamento de História da UFSM, um evento em que estará presente um autor reconhecido por fazer o resgate histórico sobre um personagem da resistência ao autoritarismo (Carlos Marighella) que imperou no país a partir de 1964, é de extrema relevância. Não menos importante é que esse pesquisador vai poder dialogar com uma ex-militante (Ana Estevão), que vivenciou na pele as agruras da ditadura militar.

O tema do Cultura na Sedufsm reveste-se ainda de maior peso em função de que, em âmbito nacional, há um debate sobre o papel das comissões da verdade, criadas para esmiuçar as diversas situações envolvendo a repressão e a tortura perpetradas pelo Estado, argumenta Konrad.

O evento de segunda-feira, que tem entrada franca, será gravado pela TV Câmara e posteriormente exibido. A programação também será enfatizada na pauta do programa ‘D Docente’, da TV Santa Maria, exibido às sextas-feiras, às 19h, no canal 19 (TV Santa Maria).

Texto: Fritz R. Nunes
Ilustração: J. Adams Propaganda
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professor indica a leitura de “As Brasas”

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Cultura
Vitor Biasoli destaca atrativos da obra de Sándor Márai, resgatado como importante romancista europeu

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Veja todas as notícias