CSP-Conlutas e entidades definem mais ações de mobilização SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 22/05/13 11h01m
SVG: views 628 Visualizações

Novas mobilizações previstas para o mês de junho

Alt da imagem
Marcha em Brasília "Contra a Política Econômica do Governo Federal"

O calendário de mobilizações das entidades que compõem o espaço de unidade de ação, já conta com mais uma data de luta. A ideia é unir todos os estados para que no dia 12 de junho façam uma mobilização a exemplo da marcha vitoriosa realizada em Brasília.

Após uma reunião que aconteceu no último dia 15 de maio, com a participação da CSP-Conlutas, Condsef, Andes-SN, Fenasps, Fasubra, Cpers, Anel e a A CUT Pode Mais, foi definido que é preciso dar continuidade as manifestações. Foi pautada também a importância de estimular todas as lutas em curso ou em preparação, buscando apoiá-las de todas as formas que estiverem ao alcance das entidades, nacionalmente e nos estados. Para isso, está sendo convocado para o dia 12 de junho, um dia de luta nos estados.

Nesta data acontecerão atividades em todo o país, e as entidades nacionais estarão em Brasília para entregar as assinaturas do abaixo-assinado pela anulação da reforma da previdência de 2003.

Nos estados, os servidores estarão mobilizados em defesa das reivindicações na campanha salarial, pela anulação da reforma da previdência e pela revogação da lei da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

A orientação é de que esse dia de luta seja abrangente e incorpore todos os setores. O membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Zé Maria de Almeida, destacou: “Que as entidades busquem construir atividades, nos limites que a realidade permitir, em apoio ao funcionalismo [anulação da reforma da previdência de 2003], mas também em defesa das demandas de cada setor. Podemos e devemos aproveitar este dia para levantar as bandeiras de rechaço ao PL 4330 (terceirização), fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho, etc.”

Para isso, é importante que as entidades e movimentos se articulem nos estados e que coloquem em contato todas as entidades de cada região, permitindo a discussão e preparação das ações em conjunto.

Avaliação da marcha em Brasília

Mais de 20 mil pessoas protestaram nas ruas de Brasília no dia 24 de abril, por conta disso as entidades representativas consideraram a atividade vitoriosa e notou-se que é possível unir setores e lutar contra o modelo econômico que se aplica no país. Ao mesmo tempo em que poderá ser um contraponto ao governo Dilma (PT) e ao governo do PSDB.

A marcha também possibilitou a abertura de diálogo entre o governo e as entidades ligadas ao movimento do campo e ao movimento sindical. Entretanto, ficou explícito que somente essas reuniões não possibilitarão o atendimento das reivindicações.

“Os processos de negociação abertos a partir da marcha só terão chance de gerar qualquer resultado minimamente positivo, se nós continuarmos e intensificarmos a luta nas ruas e nos locais de trabalho”, salienta Zé Maria de Almeida. Por isso, a importância do dia 12 de junho.

Em junho também haverá outras manifestações

- De 20 a 24 está marcada a jornada de mobilização nos setores da Educação;
- No dia 14 ocorrerá a luta contra as privatizações, além de uma jornada contra os grandes eventos (Copa do Mundo e Olimpíadas).
 

Texto: Carina Carvalho com informações da CSP-Conlutas
Foto: galeria de fotos do site do PSTU
Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista da Sedufsm)
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias