‘D Docente’ de sexta traz entrevista com Osmarino Amâncio SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/05/13 18h18m
SVG: views 283 Visualizações

Programa da Sedufsm vai ao ar às 19h, na TV Santa Maria

Alt da imagem

Nesta sexta-feira, 24, o programa ‘D Docente’ traz uma pequena entrevista com o seringueiro e militante político, Osmarino Amâncio. Ele, que já esteve em Santa Maria no ano de 2012, a convite da Sedufsm, retornou à cidade para participar de um evento partidário. O quadro apresentado no programa, que vai ao ar às 19h, na TV Santa Maria (canal 19 da TV a cabo), serve como uma prévia da entrevista na íntegra, que será publicada somente na internet, nos próximos dias. No sábado há uma reapresentação do programa no mesmo horário.

O militante falou para a Sedufsm sobre temáticas referentes a seu histórico de lutas, sua militância ao lado de Chico Mendes – além do legado político desse seringueiro e revolucionário brasileiro – e explicou no que se baseia a defesa de um projeto ecologicamente sustentável de sociedade. Na entrevista, Osmarino, na condição de alguém que participou do processo de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), avalia a atuação desse partido, que completa dez anos no governo federal.

Além da prévia de entrevista com o seringueiro, o ‘D Docente’ também traz uma entrevista com a professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretora do ANDES-SN, Ana Maria Estevão. Ela, que foi militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) no período da ditadura civil-militar brasileira, veio à Santa Maria, ao lado do jornalista Mário Magalhães, participar do 57º Cultura na Sedufsm, realizado no último dia 13, e que procurou resgatar a importância de Carlos Mariguella na resistência ao período autoritário.

Uma reportagem sobre a Jornada de Lutas na Ufsm, que aconteceu nessa quinta-feira, 23, trazendo um debate entre os reitoráveis da universidade, também será apresentada. Além disso, serão atualizadas mais informações sobre o 58º Conselho do ANDES-SN (Conad), cuja comissão organizadora reuniu-se na última quarta-feira, 22, para acertar algumas questões referentes aos quatro dias de congresso.

O Conad desse ano será em Santa Maria, ocorrendo de 18 a 21 de julho, e trazendo o seguinte tema: “Andes-SN: Sindicato de luta, ampliando a organização da categoria e a unidade classista dos trabalhadores”.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Imagem: Rafael Balbueno
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias