Morte de Jacob Gorender causa consternação SVG: calendario Publicada em 12/06/13 17h37m
SVG: atualizacao Atualizada em 12/06/13 17h53m
SVG: views 765 Visualizações

Professores na UFSM lamentam perda de intelectual e militante

Alt da imagem
Morre Jacob Gorender, um dos mais importantes historiadores marxistas brasileiros.

Faleceu em São Paulo nesta terça-feira (11), aos 90 anos, o historiador e militante comunista Jacob Gorender. O escritor deixou um legado importante para a história política do Brasil, tanto nas áreas acadêmicas como nos movimentos de militância do Partido Comunista Brasileiro (PCB), e também do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), ao qual foi um dos fundadores. A perda causou impacto no meio acadêmico e também no meio político. Até mesmo a presidente Dilma Rousseff divulgou nota lamentando a morte de Gorender.

Entre as obras escritas por Jacob Gorender, destaque para O Escravismo Colonial; A burguesia brasileira e Combates nas trevas. Ambos os livros apresentam referências do pensamento marxista e trazem a compreensão da história colonial e imperial brasileira, explicando como se deu a formação do capitalismo no Brasil.

O presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, enfatizou a grande contribuição do historiador e militante político às causas democráticas. “Mais um grande brasileiro que nos deixa, mas que tem seu nome inscrito na história de luta deste país”.

O professor do curso de História da UFSM, Diorge Konrad, comenta sobre a perda do militante e destaca as contribuições presentes nas obras de Gorender: “Perdemos um dos grandes historiadores militantes do país, das lutas sociais e dos trabalhadores. Como escritor elaborou umas das obras mais contundentes sobre a formação social escravista brasileira, ‘O Escravismo Colonial’. Gorender contribui para entender a transição da escravidão para o capitalismo, bem como da necessidade de luta pelo socialismo. As suas obras sobre a burguesia brasileira, tem caráter da práxis da revolução em nosso país”.

Do mesmo modo, o professor de economia da UFSM, Sérgio Prieb, lamenta a morte de Gorender, destacando a importância da sua trajetória, “Jacob Gorender foi um dos grandes expoentes do pensamento Marxista no Brasil. Participando ativamente em movimentos de combate a ditatura militar, construiu uma trajetória política de luta, dentro e fora da academia”.

Segundo informações do site da Editora Fundação Perseu Abramo, responsável pela publicação de diversos livros do autor, ele estava na UTI há um mês e meio e faleceu em decorrência de um quadro infeccioso que se agravou nos últimos dias.

Texto: Carina Carvalho (estagiária) com informações do Jornal do Brasil e outros sites
Foto: divulgação em sites diversos
Edição: Fritz R. Nunes(jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias