Sindicatos apontam perda de 88% no FGTS SVG: calendario Publicada em 17/06/13 13h48m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 152 Visualizações

Encaminhadas 33 ações judiciais solicitando reposição da perda

Alt da imagem

A CSP-Conlutas, acompanhada por sindicatos ligados à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), à União Geral dos Trabalhadores (UGT) e à Força Sindical, entrou com ações na Justiça do Distrito Federal, solicitando o recálculo retroativo da Taxa Referencial (TR). Ao todo foram 33 ações, que solicitaram liminar antecipada a fim de repor o que consideram uma perda de 88,3% na correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), desde 1999. A partir aquele ano, a TR passou a ser reduzida, até que, em setembro de 2012, chegou a zero. Isso implicou na remuneração do Fundo de Garantia, que encolheu ao ser corrigido por juros de 3% ao ano, mais a Taxa Referencial.

A perda dos trabalhadores, somente nos dois últimos anos teria chegado a 11% em termos reais, se considerada a correção oficial do FGTS, em comparação com a evolução da inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor (INPC) – indicador utilizado pelo governo como referência em questões trabalhistas. Enquanto, nos últimos meses, o índice de inflação acelerou – subindo mais de 6% ao ano desde 2010 -, o FGTS teve redução na correção.

À medida que novos sindicatos reunirem petições a serem apresentadas contra a Caixa Econômica Federal – gestora do Fundo - outras ações deverão ser protocoladas.

Fonte: O Globo/WAA
Ilustração: Clauber Sousa
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias