Entidades avaliam marchas e preparam novos atos SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 24/06/13 20h04m
SVG: views 857 Visualizações

Nesta terça, 25, manifestação pauta transporte e caso Kiss

Alt da imagem
Reunião com avaliação positiva sobre marchas da semana passada

A avaliação das marchas realizadas na quinta (20) e sábado (22) em Santa Maria, que reuniram 15 mil pessoas e 30 mil pessoas respectivamente, foi positiva no entendimento das entidades que se reuniram na manhã desta segunda, 24, na sede da Sedufsm. Entre elas, além da Sedufsm, o DCE, a Assufsm, a CSP-Conlutas, Movimento SM do Luto à Luta, Gapin, coletivos estudantis diversos e representantes do Psol e do PSTU. Para esta terça já está programada uma nova manifestação, a partir das 15h, na praça Saldanha Marinho. O encaminhamento da reunião desta segunda é de que, mesmo sem esquecer bandeiras de caráter nacional, como a reforma política, o combate à homofobia, mais recursos para a saúde e a educação, entre outras, os pontos de sensibilização imediatos se referem à tarifa do transporte público e à busca de justiça para o caso da tragédia da Kiss.

Em relação ao transporte, as entidades concordam sobre a necessidade de se cobrar da prefeitura a redução no preço da passagem. Dos vereadores, a intenção é de que reabram o debate sobre o passe livre no transporte municipal, que existia antes do governo do prefeito Cezar Schirmer. A ideia dos grupos é que possa ocorrer na Câmara uma audiência pública para discutir temas como o da mobilidade urbana.

No que se refere ao tema da justiça e fim da impunidade, há uma expectativa, colocada por alguns dos membros do Movimento SM do Luto à Luta, quanto à revelação do conteúdo de gravações que estão com a delegacia de polícia de Santa Maria. Nessas gravações, supostas negociações para abafar as investigações em relação a membros do governo municipal na CPI da Kiss.

A partir da confirmação do conteúdo desse material gravado que está sendo investigado, o Movimento, que é composto por familiares de vítimas do incêndio, estuda medidas jurídicas e políticas, tanto contra os integrantes da CPI, como contra o Executivo municipal. Integrantes do Movimento também avaliaram que, a partir do discurso da presidente Dilma Rousseff, na sexta-feira, dizendo-se aberta ao diálogo com as lideranças que estão protestando pelo país, de que em Santa Maria deveria ser pensada uma forma de ir até a capital federal levar as pautas da cidade a ela.

Para o presidente da Sedufsm, professor Rondon de Castro, a questão da tragédia da Kiss também tem um outro viés, que é o da saúde pública de qualidade a ser oferecida aos que sobreviveram e hoje precisam de tratamento. Segundo Rondon, é preciso colocar na pauta mais geral a rejeição às privatizações, o que pode vir a acontecer caso o Hospital Universitário seja repassado à gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(Ebserh).

Dia Nacional de Lutas

Em âmbito nacional, conforme reunião realizada na última sexta (21), as entidades que compõem o Espaço de Unidade de Ação, entre as quais a CSP-Conlutas e o ANDES-SN, decidiram convocar seus sindicatos, movimentos populares e organizações estudantis a organizar um Dia Nacional de Lutas pelas reivindicações dos trabalhadores em todos o país. A data escolhida foi quinta (27).

A orientação é fazer greves, paralisações e manifestações de rua, o que for mais adequado à situação concreta de cada categoria, cidade ou região. “O que é fundamental é que, por todo o país haja manifestações dos trabalhadores cobrando o atendimento de suas reivindicações”, destaca a nota divulgada pelas entidades que compõem o Espaço Unidade de Ação.

Texto e foto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias