27 de junho: Dia Nacional de Lutas dos trabalhadores SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 25/06/13 12h51m
SVG: views 212 Visualizações

‘Unidade de Ação’ quer presença em mobilizações nacionais

Alt da imagem

A CSP-Conlutas, em conjunto com as entidades que compõem o Espaço de Unidade de Ação, decidiram convocar seus sindicatos, movimentos populares e organizações estudantis a organizarem um dia de lutas em todo país nesta quinta-feira, 27. Greves, paralisações e manifestações de rua estão previstas para a data, que foi pensada como um movimento de reforço às mobilizações nacionais pelo transporte público, protagonizadas, em muito, pela juventude brasileira.

Santa Maria aderirá à manifestação proposta pelos trabalhadores organizados no Espaço. O presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, lembra que a data coincide com o quinto aniversário da tragédia da Boate Kiss, que vitimou 242 pessoas em janeiro deste ano. “Vamos estimular a inserção do protesto nesse dia, pela busca da justiça e de uma sociedade mais justa”, diz.

Do debate entre as entidades foram deliberadas uma quantidade expressiva de reivindicações, dentre as quais podem ser citadas o congelamento dos preços dos alimentos e das tarifas públicas; menos recursos para a Copa e para as grandes obras; mais recursos para a saúde e educação; redução da jornada de trabalho; fim do fator previdenciário; contra a precarização do trabalho e a repressão, violência policial e criminalização das lutas e organizações de trabalhadores. A proposta é focar nas questões concretas de cada categoria ou setor social, podendo ser acrescidas outras demandas que ainda não constem na pauta.

O dia 27 deve marcar a inserção organizada da classe trabalhadora nas movimentações de massa que vêm movimentando o país. A cobrança do governo Dilma para que esse atenda às demandas dos brasileiros e, da mesma forma, a cobrança aos governos estaduais e municipais estará presente no movimento, que pretende pressionar para que as reivindicações dos trabalhadores e da juventude sejam atendidas. Como exemplo de mobilização a CSP-Conlutas cita a paralisação de fábricas feita pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, que parou a produção para exigir redução do preço da tarifa e melhorias no transporte coletivo.

Fonte: CSP-Conlutas
Foto: CSO-Conlutas/Rio de Janeiro
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias