Universidade Federal de Rondônia está paralisada SVG: calendario Publicada em 16/09/11 16h53m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/09/11 18h08m
SVG: views 216 Visualizações

Precariedades na instituição uniram docentes e estudantes

Alt da imagem
Situação precária na Unir levou à união dos três segmentos

Alegando ausência de condições mínimas de trabalho, bem-estar e segurança na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), os professores da instituição decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A deliberação foi tomada em assembleia da Associação dos Docentes da UNIR (Adunir) – Seção Sindical do ANDES-SN, realizada na quarta (14), em Porto Velho (RO).

Os estudantes também aderiram à paralisação devido às condições precárias da universidade. No mesmo dia, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) realizou assembleia geral, na qual os alunos votaram pela deflagração da greve estudantil.

Em carta aberta à sociedade, os professores explicam que “as condições de trabalho na UNIR têm nos levado a uma condição de desânimo, insatisfação, vergonha, estresse, baixa estima etc.” e o descaso por parte da administração levaram os docentes à deliberarem pela paralisação das atividades.

“As condições existentes são tão precárias que chegamos a trazer água e papel higiênico de casa e a usar, para fins institucionais, nossos próprios meios de comunicação (celular, notebook, internet móvel etc.); não há salas de trabalhos para docentes; não há espaço para convivência ou mesmo acervo bibliográfico suficiente para a demanda atual”, alegam no documento.

Entre as reivindicações encaminhadas pelo Comando de Greve à reitoria estão a contratação de professores e contratação de técnico-administrativos e de laboratórios, implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), transparência nas ações administrativas e prestação de contas sobre os recursos repassados para os projetos especiais como Reuni e Finep, dentre outros. (Veja em anexo a íntegra da pauta de reivindicações encaminhada ao reitor da UNIR).

Os professores pedem também que administração da universidade federal resolva questões de infraestrutura do campus, com a construção, por exemplo, de salas de trabalho equipadas, laboratórios didáticos, além de manutenção e melhoria das condições de limpeza, saneamento, segurança e dedetização.

Na carta aberta, os docentes solicitam “o apoio, a manifestação e participação da sociedade civil nas reivindicações, em prol de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, em Rondônia”. Nesta sexta, pela manhã, os docentes realizaram ato público em frente à reitoria.

Espírito Santo

Na manhã de quarta (14), professores, estudantes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) realizaram um ato em defesa da educação pública e por 10% do PIB para educação em frente à reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo, em Goiabeiras (Vitória), no Espírito Santo. O ato foi convocado pela Associação dos Docentes da UFES - Seção Sindical do ANDES-SN para marcar o início da segunda rodada de negociações do Sindicato Nacional com o Ministério do Planejamento. A atividade também teve a participante de servidores vinculados ao Sinasefe.

De acordo com o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, além da carreira docente, os professores têm feito a luta contra diversas medidas do Governo Federal prejudiciais à educação pública. “O projeto que institui o regime de previdência complementar, acaba com a perspectiva de aposentadoria integral para os servidores públicos federais, por exemplo”, lembrou Rocha.

Texto e foto: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Pauta de reivindicações encaminhada à reitoria da Unir

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias