Docentes da UFSM debatem sobre mobilização social SVG: calendario Publicada em 26/06/13 09h10m
SVG: atualizacao Atualizada em 26/06/13 12h06m
SVG: views 306 Visualizações

Encontro acontece nesta quinta, 14h, no auditório do CCSH

Alt da imagem
O debate tem a promoção, entre outros, do Curso de Direito da UFSM

O auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será palco de um encontro para discutir de que forma os brasileiros estão inseridos no contexto de mobilização social. Com o tema “As interfaces da atual mobilização social brasileira: sociedade civil, democracia e reforma política” professores da área do Direito, História e Ciências Sociais compõem o debate que acontecerá nesta quinta-feira, 27, às 14 horas.

De acordo com o professor de Direito da UFSM e também diretor da Sedufsm, Jerônimo Tybusch, a temática da discussão é muito importante, sobretudo no momento em que o Brasil se encontra: com ondas de manifestação clamando por reforma política, luta por melhorias nas esferas educacionais, saúde e transporte público. O professor salienta que antes mesmo dos protestos, o estudo sobre mobilização social tangenciado no viés da sociedade civil, democracia e reforma política já acontecia na academia, juntamente com os colegas que também estão promovendo o debate. “Nós já fazíamos essa discussão, mas agora o momento é propício”, enfatiza Tybusch.

Ainda segundo Tybusch os estudos que culminaram neste encontro, são percepções variadas, já que perpassam disciplinas distintas, mas que devido o tema escolhido se complementam: “Nosso debate não é centralizado, é um contexto plural da reforma politica, é preciso analisar como esses fenômenos estão sendo trabalhados em outras áreas de estudo”, ressalta.

Serão cinco docentes debatedores e um representante do Diretório Livre do Direito (DLD), são eles:

- Giuliana Redin (Direito/UFSM)
- Jerônimo Tybusch (Direito/UFSM)
- José Silveira (Relações Internacionais/RI - UFSM)
- Dioger Konrad (História/UFSM)
- Reginaldo Teixeira Perez (Ciências Sociais/UFSM)
- Mateus Bagetti Avozani (Representante do DLD/UFSM)

A realização do debate é uma promoção de quatro áreas do direito da UFSM: Curso de Direito, Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), Diretório Livre do Direito e  Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade (GPDS).

O encontro é gratuito e aberto e quem desejar participar basta ir até o local e inscrever-se. Mais informações estão disponíveis no evento criado no Facebook, acesse aqui. 


Texto: Carina Carvalho (estagiária)
Ilustração: divulgação do evento
Edição: Fritz R. Nunes (jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias