Fórum de Servidor e centrais sindicais têm agenda de luta SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 70 Visualizações

27 de junho e 11 de julho são datas para mobilizar e paralisar

Alt da imagem
Reunião organiza dia de lutas “pelas liberdades democráticas e pelos direitos dos trabalhadores”

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF) decidiu em reunião na tarde desta terça-feira (25) atender ao chamado das Centrais Sindicais para a realização de um Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações, com o tema “Pelas liberdades democráticas e pelos direitos dos trabalhadores”. O encontro contou com15 entidades sindicais e duas centrais sindicais que decidiram marcar a data da mobilização nacional para11 de julho.

 A reunião também pautou o “Dia Nacional de Lutas”, chamado pelo Espaço de Unidade de Ação e pela CSP-Conlutas, que acontecerá nesta quinta-feira (27). O ANDES-SN já convocou todas suas seções sindicais a aderirem às reivindicações dos trabalhadores em todo o país, com a realização de paralisação e/ou manifestações de rua, conforme deliberação das assembleias de base.

“Depois de muito tempo com reuniões pequenas conseguimos ter uma reunião bem representativa do Fórum dos SPF. Isso sem dúvida tem a ver com as mobilizações que estão ocorrendo em todo o país, até porque as entidades que compõe este espaço estão participando das manifestações através de seus representantes locais”, avalia o 2º secretário do ANDES-SN, Paulo Rizzo.

As entidades nacionais dos SPF irão orientar também os servidores públicos federais a continuarem participando de todas as manifestações, defendo os eixos unificados do Fórum, com destaque para a luta contra o PL 92, contra a Ebserh e a Funpresp. “As entidades defendem recursos públicos para a saúde pública e educação pública, o que vai ao encontro das reinvindicações da população nas ruas e contra as propostas do governo, que pretende reforçar a destinação de verba pública para o setor privado, por meio de austeridade fiscal”, completa o 2º secretário do ANDES-SN.

Centrais Sindicais unidas em torno de pautas comuns

As centrais sindicais brasileiras CSP-Conlutas, CUT, UGT, Força Sindical, CGTB, CTB, CSB e NCST, juntamente com o MST e o Dieese, discutiram durante o encontro o processo de lutas que tomou conta do país. Segundo José Maria de Almeida, coordenador da CSP-Conlutas, três pontos fundamentais foram definidos: a realização de um dia nacional de protestos (definido para11 de julho), com greves, paralisações e manifestações de rua; uma pauta de reivindicações que prioriza sete eixos; e a participação de todas as Centrais Sindicais na reunião convocada pela presidente Dilma Rousseff para esta quarta-feira (26).

Os eixos definidos pelas Centrais para compor o pleito unificado dos representantes das mais diversas categorias da classe trabalhadora são a redução das tarifas e melhoria da qualidade dos transportes públicos; o aumento nos investimentos da saúde pública; posição contrária ao Projeto de Lei 4330/2004, que trata sobre terceirização de mão de obra; pelo fim dos leilões de petróleo; pelo fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias; pela redução da jornada de trabalho; e a Reforma Agrária.

Para Zé Maria, o contexto permite a construção dessas centrais e reflete o processo de mobilização que acontece no país. “Foi uma decisão importante, que fortalece a presença da classe trabalhadora organizada nessas mobilizações”, avalia, completando que “é muito importante nesse momento fortalecer o Dia Nacional de Lutas, que a CSP-Conlutas e o Espaço de Unidade de Ação estão puxando para o dia 27 de junho, e fazer desse dia um ponto de apoio para fortalecer a construção do dia 11 de julho. Vamos cobrar do governo o atendimento dessas pautas, partindo do ponto de vista de que é responsabilidade dos governos federal, estaduais e municipais o atendimento dessas demandas”.

Fonte e foto: ANDES-SN
Edição: Carina Carvalho (estagiária) e Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias