Entrevista com reitoráveis é destaque do ‘D Docente’ SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 27/06/13 17h23m
SVG: views 224 Visualizações

Programa também destaca ocupação da Câmara de Vereadores

Alt da imagem

Nesta sexta-feira, 28, o destaque do programa ‘D Docente’ serão as entrevistas, feitas pela Sedufsm, com os três candidatos à reitoria da Ufsm. Paulo Burmann, chapa 1; Felipe Müller, chapa 2 e Eduardo Rizzatti, chapa 3, responderam a questionamentos sobre assuntos específicos que balizam suas campanhas na eleição, a ser realizada nos próximos dias 2 e 3. O programa vai ao ar às 19h, na TV Santa Maria (canal 19 da NET).

Objetivando não favorecer nenhum candidato, a produção do programa estabeleceu alguns critérios: veiculação das respostas por ordem alfabética; mesmo tempo de resposta dado aos três entrevistados; exibição das entrevistas por tópicos – com todos os candidatos respondendo a mesma pergunta em sequência. Além disso, as perguntas realizadas foram idênticas e previamente enviadas às assessorias das chapas. Já as respostas forma exibidas na íntegra, sem cortes de edição.

Ainda na edição de amanhã será exibida uma reportagem sobre a ocupação da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Iniciado na terça-feira, 25, o movimento sustenta-se em duas pautas principais: transporte público e justiça às vítimas da tragédia na boate Kiss. Os estudantes, ao lado de integrantes do Movimento Santa Maria do Luto à Luta e da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), exigem a renúncia dos vereadores Maria de Lourdes Castro, Doutor Tavores e Sandra Rebelato, que comandam a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da tragédia.

Os manifestantes reivindicam também a extinção da CPI, uma vez que a entendem como ilegítima composta exclusivamente por membros da base do governo de Cezar Schirmer, que trabalhariam no sentido de esconder os fatos, ao invés de investigá-los. Tal posicionamento está explícito no Manifesto elaborado pelos integrantes da ocupação e divulgado nesta quinta-feira, 27, no blog do Dce Ufsm, que destaca também o pedido para que seja demitido o atual procurador jurídico da Câmara, Robson Zinn. Ele é presidente do PMDB e seria um dos articuladores da CPI governista.

Já a pauta do transporte público consiste em três exigências imediatas: retorno do passe livre, abertura do processo de licitação e redução imediata do valor da tarifa, de R$2,45 para R$2,00. Pauta histórica do movimento estudantil em Santa Maria, esse ano os protestos pela redução da tarifa de ônibus somam-se às mobilizações nacionais, que vêm levando milhares de jovens e trabalhadores às ruas.

Mais detalhes sobre a ocupação e as mobilizações em Santa Maria serão veiculados na reportagem do ‘D Docente’ desta sexta-feira.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Foto: Arquivo/Sedufsm
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias