Docente da UFSM vai avaliar Reuni em projeto SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 28/06/13 15h52m
SVG: views 1138 Visualizações

Objetivo é analisar impacto da expansão no CEFD

Alt da imagem
Professora Maristela Souza é coordenadora do projeto que pesquisará o Reuni

O Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve o projeto de pesquisa da professora Maristela da Silva Souza, intitulado como “Analisar o Processo de Expansão do Ensino Superior através do Reuni na UFSM e os impactos na formação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos” aprovado pelo programa Observatório da Educação (OBEDUC).

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), foi instituído pelo Governo Federal em 2007 e, no mesmo ano, a UFSM aderiu à proposta. Passados cinco anos desde a implementação do Reuni na UFSM, várias ações foram desenvolvidas e por consequência, faz-se necessário diagnosticar o que mudou na universidade, especificamente no CEFD.

O projeto tem como orçamento um valor aproximado de R$ 333 mil e será realizado em parceria com o Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgãos que juntamente com o OBEDUC visam fomentar estudos e pesquisas na área da educação.

A temática da investigação vai analisar a realidade da expansão proporcionada pela política educacional do Reuni e seus principais impactos no processo de formação do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

Metodologia

O projeto será desenvolvido com os seguintes passos:

- Análise documental (legislação, decretos, documentos de acordos entre governo e UFSM, projeto do Reuni da UFSM, base de dados do REUNI, base de dados do senso da educação superior, projeto pedagógico do CEFD, plano de custeio de recursos humanos e planilhas orçamentárias);

- Levantamento e análise do processo de implantação do Reuni na UFSM e no CEFD;

- Questionários e entrevistas com dirigentes da UFSM diretamente envolvidos com o Reuni, com o fim de conhecer os mecanismos criados pela instituição para acompanhar a expansão de matrículas;

- Entrevistas com professores e alunos egressos de cursos criados pelo Reuni, no sentido de comparar a ampliação prevista com a que foi realmente efetuada pelo programa, bem como análise da relação entre a ampliação de sujeitos (discentes, docentes, técnicos administrativos) na UFSM com as condições estruturais desta universidade, no sentido de melhor entender o objetivo apresentado pelo Reuni.

A professora Maristela contará com uma equipe de trabalho composta por três mestrandos, seis alunos de graduação e seis docentes do ensino básico. O grupo buscará configurar um tripé entre o ‘geral, o particular e o singular’, ou seja, as políticas educacionais do Reuni como o geral, a UFSM como o particular e o CEFD como o singular. O conhecimento dessas três esferas, suas ações, metas e perspectivas possibilitarão conhecer com mais profundidade o projeto Reuni e seus objetivos.

O projeto terá durabilidade de dois anos, e ao final do prazo os resultados deverão ser apresentados.

 

Texto: Carina Carvalho (estagiária)
Foto: Arquivo Sedufsm
Edição: Fritz R. Nunes (jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias