Movimentos organizam ato por redução da tarifa SVG: calendario Publicada em 04/07/13 16h51m
SVG: atualizacao Atualizada em 04/07/13 17h48m
SVG: views 472 Visualizações

'Bloco de Lutas’ realiza manifestação nesta sexta, 5, na praça

Alt da imagem

A redução do preço da passagem de ônibus dos atuais R$ 2,45 para R$ 2,00 e a conquista da tarifa zero são as pautas principais que nortearão o ato público chamado para esta sexta-feira, 5, em Santa Maria. Com previsão de início para as 17h, na Praça Saldanha Marinho, a manifestação foi convocada pelo recém-criado – porém há tempos debatido – Bloco de Lutas da cidade. Já no sábado, 6, haverá uma plenária, a partir das 16h, na Concha Acústica do Parque Itaimbé. O propósito é colocar em discussão a questão do transporte público e agregar à pauta de reivindicações as demandas que forem apresentadas na voz de moradores das mais diversas localidades. No fomento a debates públicos como o desse final de semana está o anseio por uma construção democrática, horizontal e que avance no sentido de criar novas formas organizativas de mobilização e luta.

Tanto a manifestação de sexta quanto a plenária de sábado foram deliberadas em reunião que ocorreu na última quarta-feira, 3, no auditório da Sedufsm. De forma geral, os participantes do encontro avaliaram que os seis dias de ocupação da Câmara de Vereadores de Santa Maria – cuja pauta principal foi justiça pelas 242 mortes da boate Kiss - geraram um saldo político grande o suficiente para lotar o espaço destinado à reunião desta quarta. Por volta das 19h, quando do início, todas as cadeiras do auditório já estavam ocupadas e, ainda, havia pessoas que acompanham as discussões em pé. A pauta era a formação de um bloco de lutas pelo transporte público na cidade. Com a intenção de escapar aos muros da universidade, o Bloco reunirá sindicatos, movimentos sociais organizados e todos os demais interessados na composição da nova ferramenta de organização, já germinada há anos.

A Sedufsm, na condição de uma entidade alinhada com os interesses dos trabalhadores e da juventude, esteve presente através de seu presidente, Rondon de Castro, e do secretário-geral do sindicato, Humberto Gabbi Zanatta. “Esse é o papel político de um sindicato, estar presente nas lutas por justiça e na construção de uma outra sociedade”, disse Rondon, que já convidou todos os presentes a se somarem aos sindicatos no próximo dia 11. Para a data, oito centrais sindicais estão convocando greves, paralisações e outras formas de mobilização, sendo que, em Santa Maria, a ideia é a realização de uma grande marcha.

Com a presença de algumas entidades sindicais, grupos organizados do movimento estudantil, integrantes do Movimento Santa Maria Luto à Luta, além de representantes da periferia da cidade, a reunião tocou em debates importantes, há muito maturados pelos movimentos sociais da cidade. A volta do passe livre, a abertura do processo de licitação para as empresas de ônibus e a não-mercantilização do direito de ir e vir foram alguns temas que balizaram a reunião e unificaram os presentes em torno da luta pelo transporte público.

Reavaliação da tarifa

O processo de mobilização pelo transporte público em Santa Maria iniciou, este ano, quando a representação da Associação dos Transportes Urbanos (ATU) no Conselho Municipal de Transportes (CMT) solicitou a reavaliação do preço da tarifa urbana. Uma vez que a reavaliação de preços nunca vem com o objetivo de torná-los mais acessíveis, estudantes, organizados com outros setores da sociedade santa-mariense, iniciaram as discussões e os protestos. Dessa vez, entretanto, o movimento avança um pouco mais: ao invés de apenas barrar o aumento, quer a redução imediata da passagem urbana.

Na próxima segunda-feira, 8, ocorrerá a reunião do CMT para a reavaliação do preço da tarifa. O objetivo do ‘Bloco de Lutas’ é manter e aumentar a mobilização, a fim de que sejam conseguidas, a exemplo de outras cidades, as reivindicações levantadas pelo movimento de Santa Maria. 

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Fotos: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias